Sikhismo01

910 palavras 4 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OTÁVIO ROSA

RELIGIÃO

SIKHISMO

Henrique Isquierdo Kellip

Turma: 91

Professora: Deise Lacerda

Novo Hamburgo, 5 de agosto de 2015.
Introdução

Venho por meio deste trabalho, documentar informações sobre uma religião a quem damos o nome de Sikhismo. Abordarei os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim de que seja de fácil compreensão.
Citarei também suas crenças, explicando cada uma diferenciando das outras religiões. Espero que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscarei trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.

Desenvolvimento

O sikhismo ou siquismo é uma religião monoteísta fundada em fins do século XV no Punjabe pelo Guru Nanak.
A palavra Sikhismo deriva do termo em sânscrito "sisya", que significa discípulo. O Sikhismo é uma religião fundada por Baba Nanak, que tinha por objetivo criar uma religião que fosse a fusão entre o islamismo e o hinduísmo. O livro sagrado dos seguidores do Sikhismo, chamados sikhs, é o Granth Sahib. Uma das ideias pregadas pelo Sikhismo indica que existe um karma, uma influência, na vida atual, de ações cometidas nas vidas anteriores. Além disso, os sikhs são defensores da tolerância e da igualdade e acreditam que somente através de nossos próprios esforços somos capazes de nos libertar.
Desta forma, o Sikhismo indica que os seres humanos estão separados de Deus por serem egocêntricos. Na religião sikh, haumai é a palavra que denomina o egocentrismo humano e samsara significa o ciclo de renascimentos em que os seres humanos ficam presos por serem individualistas. A libertação é a união com Deus, que se revela aos homens por sua graça, que é denominada Nadar. De acordo com os ensinamentos do Guru Nanak, somente a recordação devotada do nome “nam simaram” e a repetição do nome “nam japam” em murmúrios permitem a libertação do haumai e a união com Deus. No Sikhismo existem

Relacionados