sijids

1859 palavras 8 páginas
1) Se o governo brasileiro fixar a taxa de câmbio acima da de equilíbrio haverá sobra ou falsa de moeda estrangeira no país?

R: É interessante lembrarmos que quando o governo, através do Banco Central, determina a taxa de câmbio, essa política cambial é chamada de Política de Câmbio Fixa, onde o governo se torna responsável pelos desequilíbrios do mercado. Com essa política, o governo se torna responsável pela sobra ou falta de divisas. Ele é obrigado a comprar toda e qualquer quantidade ofertada no mercado àquele preço, bem como se torna responsável a vender qualquer quantidade de divisas também àquele preço a todos demandantes. Porém analisando acima o gráfico, vemos que:
D - Curva de Demanda
S - Curva de Oferta
P0 - Preço inicial
P1 - Preço fixado a maior
E – Preço de equilíbrio – Onde as quantidades demandadas são iguais às quantidades ofertadas àquele nível de preço (P0)
Aonde a linha tracejada na horizontal encontra a curva de demanda, esta será a quantidade máxima que os demandantes aceitam pagar por aquele preço. No ponto onde essa linha encontra a curva de oferta, essa será a quantidade máxima que os ofertantes aceitam oferecer a esse nível de preço. Como se percebe no ponto E, elas se igualam, chamado ponto de equilíbrio.
O governo pode em determinado momento da economia, fixar o valor dessa mercadoria (dólar) em um valor mais alto, talvez visando um incremento nas exportações, para resolver algum problema de déficit na sua balança comercial. Ao praticar tal política, saindo de P0 e aumentando o preço para P1, percebe-se no gráfico que o ponto A é quantidade ofertada àquele preço P1. No ponto B encontra-se a quantidade máxima demandada ao preço P1. Veja que a quantidade ofertada é bem maior que a quantidade demandada. Ou seja, há uma grande quantidade de sobra de US$ no mercado (variação de Qs1 a Qd1).
Problemas por assumir tal postura:
a) Por ter fixado esse novo valor, se torna responsável para comprar toda sobra;
b) Terá que se

Relacionados