Siistema Digestivo

761 palavras 4 páginas
ESÔFAGO
O esôfago é um órgão condutor muscular, localizado entre extremo inferior da laringofaringe e o superior do estomago, que faz parte do aparelho digestório unindo a faringe ao estômago. Sua principal função é levar os alimentos até o estômago, isso acontece através dos movimentos peristálticos. O esôfago está dividido em três camadas, sendo elas mucosas, submucosas e musculares.
As patologias mais comuns são:
Câncer de esôfago;
Refluxo gastroesofágico;

ESTÔMAGO
O estomago é um órgão do tubo digestivo situado na cavidade abdominal, sua função é atuar como misturador enzimático com o suco gástrico, que converte a massa de alimento em uma mistura líquida denominada de quimo, este passa para o duodeno. O alimento é misturado pelos movimentos peristálticos.
O estomago tem as seguintes divisões: fundo corpo, mucosa, submucosa, rugas e esfíncter.
As patologias são:
Arrotos: fermentação de substancias e de formação de gazes;
Azia:
Gastralgia: dor no estômago;
Gastenterite: perturbação estomacal;
Gastrite: inflamação da mucosa do estomago;
Dispesia: digestão lenta e difícil;
Ulcera gastroduodenal: doença crônica – inflamação do estomago e duodeno que ficam inflamados pela ação dos sucos digestivos sobre as membranas mucosas.

DUODENO

O duodeno é um tubo de 15 a 20 cm, que liga o estomago ao intestino delgado. É dividido em quatro partes, mas as duas partes iniciais (primeira e segunda porções do duodeno) guardam 95% das doenças. Na realidade, o duodeno faz parte do intestino delgado, sendo considerado sua primeira parte.

As patologias são:

Duodenite;

INTESTINO GROSSO E INTESTINO DELGADO

O intestino delgado vai do estomago, do qual está separado pelo piloro, até o intestino grosso do qual está separado pela válvula ileocecal. O intestino delgado está dividido em três partes: duodeno, jejuno e o ílio, e sua principal função é completar a digestão, absorção de nutrientes e secreção das impurezas que formará o bolo fecal.
O

Relacionados