Signo

Páginas: 3 (604 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
Atividade 02


1. Explique o conceito de signo e aponte suas principais características, de acordo com as diferentes linhas de pensamento (Saussure, Vygotsky, Peirce).
Para Saussure, o signo écomposto pelo significado – conceito - e o significante – imagem acústica, seguindo princípios de arbitrariedade na na relação entre significado e significante), linearidade referindo ao significante,a imagem acústica, desenvolvida no tempo), mutabilidade ( ao fato das línguas estarem em processo constante de mudanças e imutabilidade por ser a língua imposta as comunidades, sem que possamindividualmente modificá-las.
Para Vygotsky, os signos são formações dinâmicas e não estáticas, seu desenvolvimento é individual, não social. Os signos modificam-se à medida que a criança se desenvolve e,também, de acordo com as várias formas pela quais o pensamento funciona. O significado sim, é estável, e pode ser compartilhado através da comunicação, no entanto, o sentido atribuído emerge dainteração verbal
Segundo Peirce o signo representa o seu objeto segundo o seu fundamento, ou seja, o que fundamenta um signo pode fazer com que ele se assemelhe ao objeto, com que haja uma conexão dinâmicacom o objeto (índice) ou que o signo esteja fundamentado numa convenção (símbolo).

2. De acordo com o texto, apresente argumentos que aponte a linguagem como um fator de grande importância para o serhumano. Explique qual é a relação entre linguagem e pensamento.

A Linguagem e os processo mentais. Esta organização é fundamental para o entendimento das relações entre pensamento e a linguagem.“Qualquer pensamento se processa por meio de signos. Qualquer pensamento é a continuação de um outro, para continuar em outro. Pensamento é diálogo (Santella – 1995, p. 19)

Mente interpretadora esigno. Vygotsky chama de “elo de segunda ordem” é a mediação do signo introduzido pela mente interpretadora. Outra definição importante é a noção do signo que “age sobre o indivíduo”.
A relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • signos
  • Signo
  • signos
  • Signo
  • Signos
  • signos
  • Signos
  • Signos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!