Significado clássico e moderno da política. a relação entre direito, política e estado.

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TRABALHO CIÊNCIA POLÍTICA


Tema: Significado clássico e moderno da política. A relação entre Direito, Política e Estado.



Introdução:

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se aolatim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados

• Política pode ser ainda a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política do café;
• Numaconceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil.
• Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados";
A política é objeto de estudo da ciência política e da ciência social.
Conceitos:
A. Conceituação clássica:Conservadora
- Sociologia estática;
- Baseada em Aristóteles que dizia terem uns nascidos para senhores e outros escravos;
- Contrária às mudanças na estruturação das castas, classes, dinastias familiares, e à
redistribuição da riqueza ( institucionalidade vertical ou hierarquia institucional).
- Análoga aos critérios da seleção natural, em nível primário, isto é, com aceitação de
mudançashorizontais através de luta pela sobrevivência, em que uma minoria domina
uma maioria," criando título para si", apropriando-se da instrumentabilidade cultural, afim de tornar mais eficaz o seu esquema de poder.

Existem múltiplas vertentes das teorias e ideologias políticas, as quais se podem resumir em dois grandes grupos: as políticas de Esquerda (como o socialismo e o comunismo), relacionadasprincipalmente com a igualdade social, e as políticas de Direita (como o liberalismo e o conservadorismo), que defendem o direito à propriedade privada e ao mercado livre.
A Política envolve coerção - principalmente como possibilidade - mas que não se limita a ela. consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dosconflitos quanto a bens públicos.

Política, então, passou a designar a arte ou ciência do governo, isto é, a reflexão sobre essas questões, seja para descrevê-las com objetividade, seja para estabelecer as normas que devem orientá-la. Durante séculos, o termo passou a ser usado para designar obras dedicadas ao estudo das atividades humanas que de algum modo se refere ao Estado. Entretanto, nos dias dehoje, ele perdeu seu significado original, que foi gradativamente substituído por outras expressões, como "ciência política", "filosofia política", "ciência do Estado", "teoria do Estado", etc. Política passou a designar mais as atividades, as práticas relacionadas ao exercício do poder de Estado.

Mas ela também tem um objetivo, uma meta, uma finalidade. Uma finalidade mínima e básica, que écomum a toda e qualquer atividade política: a ordem pública nas relações internas do país e a defesa da integridade nacional nas relações exteriores, de um Estado com os outros Estados.

Esta é a finalidade mínima porque é a condição essencial para a obtenção de todos os demais fins (desenvolvimento econômico, segurança e saúde, educação, etc.) que, generalizando, devem garantir o bem-estar dopovo. Até mesmo o partido que subverte a ordem não faz isso como um objetivo final, mas como fator necessário à mudança da ordem existente e a criação de uma nova ordem.

O poder político:

Poder político é uma consequência lógica do exercício de funções por pessoas portadoras de uma posição em um sistema representativo de governo em um país.

Poder político em sistemas democráticos é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O significado Clássico e Moderno de Política
  • O estado moderno e a sociedade civil nos classicos da teorias politicas
  • Estado moderno e a sociedade civil nos clássicos da teoria política
  • Uma breve abordagem sobre a relação entre estado, direito e política
  • Poder politica e estado moderno
  • Estado,politica e direito
  • Direito, politica e estado
  • RELAÇÃO ESTADO MODERNO E SOCIEDADE: uma análise acerca dos direitos sociais no Brasil com foco na política de...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!