Sigilo bancário no brasil

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
SIGILO BANCÁRIO NO BRASIL


Muito se ouve falar do Instituto do Sigilo Bancário no Brasil, principalmente em investigações sobre crimes políticos. Entretanto, referido instituto tem suasraízes referenciais muito antes de qualquer norma hoje estabelecida.
Sabe-se que por volta do ano de 1.700 a/c Hamurabi constitui o Código de Hamurabi onde é possível encontrarmos umas das mais antigasreferências já encontradas sobre o Sigilo Bancário, bem como podem ser encontradas alternativas semelhantes, porém mais modernas na Idade Média, onde as atividades econômicas e bancarias começaram ase desenvolver.
No Brasil, o sigilo em sua forma genérica, teve sua uniformização com a Constituição de 1988, que foi inserido no rol dos direitos e garantias fundamentais, especificamente nosincisos X e XII do artigo 5º.
Na jurisprudência pátria, o sigilo bancário é visto como direito a intimidade, previsto no inciso X do artigo 5º, dessa forma o sigilo é um segredo inviolável que, segundo aLei, sua transgressão ou quebra é punível.
Entretanto, somente existia jurisprudência acerca do tema, nas quais os entendimentos eram diversos, inclusive na doutrina, daí a regulamentar.
Assim,houve a elaboração da Lei Complementar número 105/2001 publicada em 10 de janeiro de 2001, a qual dispôs sobre o sigilo das operações de instituições financeiras, tendo sua elaboração contribuído paraa uniformização do entendimento jurisprudencial pátrio.
Dentre os poucos artigos enumerados na Lei, o que mais se destaca é o artigo 1º, em seus parágrafos 3º e 4º, os quais são os responsáveis poratribuir as possibilidades da aplicabilidade do Sigilo Bancário.
Assim, se observa que, mesmo sendo histórico, o Sigilo Bancário no Brasil somente veio a ter sua devida importância quando dasatrocidades vividas pela sociedade, praticadas por seus representantes que ignoram os apelos societários e incluem dentro de seus “ínfimos” salários uma grande quantidade de corrupção, dando ensejo ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sigilo bancário
  • Sigilo bancário
  • Sigilo Bancario
  • Sigilo bancario
  • Sigilo bancario
  • Paraíso fiscal e sigilo bancario
  • Sigilo Bancario Artigo Cientifico
  • Quebra sigilo bancário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!