SIG.Teoria

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2015
Sistemas de Informação para a Gestão



Relatório Final do Trabalho
de Projeto:































Docente: Winnie Picoto
Discentes: João Borges , João Costa




1- Capitulo Introdução

De acordo com o programa da disciplina de Sistemas de Informação para Gestão no segundo semestre de 2013/14 , no ISEG, foi nos proposta a realização deum trabalho de projeto que tinha como foco a modelização em UML 2.0 (Unified Modelling Language) e implentação em Microsoft Office Access 2010 de um Sistema integrado de Gestão.
Este relatório pretende conciliar o conhecimento adquirido nas aulas sobre a construção de diagramas para a criação de uma base de dados funcional.
Assim , este relatório contém o modo como funciona o sistema , ospressupostos considerados,o relacionamento entre as classes e os diagramas referentes a casos de utilização, actividades e estados.
O projeto intitula-se ISEGFUELS e é referente ao funcionamento de um posto de Gasolina. Desde o primeiro enunciado, o projeto sofreu ligeiras alterações de acordo com as correcções da docente. Seguidamente , procedemos à modelização do sistema através do MicrosoftVisio. É muito importante que esta modelização cumpra os requisitos da UML para que a informatização do sistema seja correta e de fácil entendimento por terceiros.







1.1 – Enunciado: ISEGFUELS

Sediada na capital, a ISEGFUELS é uma empresa cujo objectivo principal é comercializar combustíveis líquidos e GPL. Esta empresa, relativamente recente no mercado, tenciona iniciar a suaatividade no ramo do abastecimento de combustível a automóveis e motociclos através da criação de um posto de abastecimento situado na 2ªCircular . O gerente do estabelecimento verificou a necessidade da implementação de um sistema informático que fosse capaz de gerir a comercialização dos diferentes combustíveis . Neste sentido vamos criar uma Base de Dados que responda aos requisitos necessários àgestão do core business da empresa.
Sabemos por via do gestor da posto que o estabelecimento possui 4 bombas de combustíveis líquidos, cada uma associada a um tipo de combustível: gasóleo, gasóleo premium, gasolina sem chumbo; e uma bomba de GPL. Possui uma caixa de pagamento onde se aceitam os seguintes métodos de pagamento: numerário, multibanco/cartões de crédito . A alteração dos preçosdos combustíveis só pode ser feita pelo gestor da área de serviço.
. O sistema deverá identificar qual das bombas é acionada e o momento em que foi acionada, qual o combustível requisitado a actualizar a quantidade de stock e que valor o cliente abasteceu .Em caso de rutura , a bomba emite um aviso de reposição de stock de modo avisar os empregados quando existe escassez do combustível emquestão. Deverá permitir a emissão de uma fatura, permitir indicar o modo de pagamento, se é usado algum cartão de pontos/descontos e ser capaz de introduzir a identificação do vale de desconto ou a introdução do cartão de pontos indicando o numero de pontos já adquiridos, elaborar uma fatura de acordo com os dados do cliente e da compra realizada e fazer a inscrição de novos clientes(para o cartãode pontos).




Requisitos Funcionais:

- O sistema deve possibilitar a introdução, edição e eliminação de clientes;
- O sistema deve processar a introdução, edição e eliminação de diferentes tipos de combustível;
- O sistema deve autorizar a introdução, edição e eliminação de diferentes preços para cada combustível;
- O sistema deve identificar a tipo de combustível abastecido , valor erespectiva bomba accionada.
- O sistema deve permitir a gestão dos níveis de combustível(stock min/stock max), consultando a quantidade de forma a evitar a sua rutura;
- O sistema deve emitir facturas e controlar o respectivo pagamento;
- O sistema deve emitir um mapa de vendas mensal;
- O sistema deve permitir o registo, edição e eliminação dos números de cartões de cliente;
- O sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!