Sifilis congenita

Páginas: 19 (4697 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
Diagnóstico de sífilis congênita: comparação entre testes sorológicos na mãe e no recém- nascido
BARSANTI, Claudio; VALDETARO, Fábio; DINIZ, Edna Maria de Albuquerque e  SUCCI, Regina Célia de Menezes.
RESUMO
Para determinarmos as freqüências de sífilis materna e congênita, procedemos ao estudo da resposta aos testes treponêmicos e não treponêmicos de 1.000 parturientes e seus respectivosconceptos. As amostras de sangue venoso da mãe e do recém-nascido e do cordão umbilical foram testadas pelo método de VDRL. Os testes TPHA e ELISA (IgG, IgM) foram utilizados para confirmar os resultados positivos; entre as mães VDRL positivas foi feita a pesquisa de anticorpos anti-HIV. Encontramos 24 (2,4%) mães VDRL reativas (da população estudada), todas HIV negativas e, entre seus recém-nascidos,18 (1,8%) sangue de cordão e 19 (1,9%) sangue venoso positivos. Não houve caso de reatividade nos recém-nascidos sem correspondente positividade materna. O teste de VDRL materno pôde, portanto, ser utilizado, isoladamente, na seleção dos casos de sífilis gestacional e congênita, já que não houve maior sensibilidade diagnóstica através da utilização dos testes treponêmicos, que comparados entresi, mostraram-se semelhantes.
Palavras-chave : Sífilis Congênita; Sífilis gestacional; Testes treponêmicos; Testes não treponêmicos.

Sífilis congênita no Ceará: análise epidemiológica de uma década.
COSTA, Camila Chaves da
RESUMO
O presente trabalho objetivou avaliar a incidência da sífilis congênita no Ceará de 2000 a 2009; descrever o perfil epidemiológico das gestantes cujos recém-nascidostiveram sífilis congênita e verificar a realização do pré-natal e do tratamento dos seus parceiros. Trata-se de estudo documental, realizado em julho de 2010 a partir do banco de dados disponível no Núcleo de Informação e Análise em Saúde, que contém as informações das fichas do Sistema Nacional de Agravos de Notificação. Foram notificados 2.930 casos de sífilis congênita, demonstrando uma sériehistórica ascendente ano a ano. A maioria das gestantes realizou pré-natal (2.077; 70,9%), possuía de 20 a 34 (1.836; 62,7%) anos, nenhuma ou pouca escolaridade (1.623; 55,4%), O tratamento inadequado das gestantes e a falta de tratamento dos parceiros mostraram-se como realidade no SUS-CE. A incidência de sífilis congênita é um indicador da qualidade da assistência pré-natal. Logo, seu aumentonos últimos dez anos ressalta a necessidade de ações voltadas para seu controle.
Palavras-chave : Sífilis congênita; Cuidado pré-natal; Vigilância epidemiológica; Enfermagem materno-infantil.

Avaliação da assistência pré-natal em unidades básicas do município de São Paulo.
SUCCI, Regina Célia de Menezes
RESUMO
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da assistência pré-natal oferecidaem doze Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo, através da revisão dos prontuários médicos e de enfermagem antes e após a municipalização do sistema de saúde. Foi utilizado um indicador que considerava como atendimento de excelência aquele com início do acompanhamento pré-natal no primeiro trimestre da gestação, no mínimo seis consultas, registro de pelo menos dois resultados deexames sorológicos para sífilis e um teste para o HIV, retorno à UBS até 42 dias pós-parto. Esse indicador não foi obtido em nenhum atendimento realizado em 2000 e apenas em 7,7% dos atendimentos em 2004 (1,1 a 30% dos atendimentos por unidade avaliada). Embora com evidente melhora do atendimento no período, a baixa proporção de atendimento pré-natal de excelência revela urgente necessidade demelhorar essa assistência nas UBS no Município de São Paulo.
Palavras-chave : cuidado pré-natal; qualidade da assistência à saúde; sífilis congênita; HIV.

Avaliação de campanhas de saúde com ênfase na sífilis congênita: uma revisão sistemática
SARACENI, Valéria; LEAL, Maria do Carmo  e  HARTZ, Zulmira Maria de Araújo.
RESUMO
Campanhas têm sido instrumentos de políticas públicas de saúde,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sifilis congenita
  • Sífilis Congênita
  • sifilis congenita
  • Sífilis congenita
  • Sifilis Congenita
  • Sifilis congenita
  • RUBÉOLA CONGÊNITA E SÍFILIS CONGÊNITA
  • sifilis congenita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!