Sida Significa S Ndrome De Imunodefici Ncia Adquirida

1534 palavras 7 páginas
Conceito do Sida
Sida significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, ou seja,

-É um Síndrome porque é constituído por um grupo de sinais e sintomas; - É de Imunodeficiência porque o que acontece é que o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença pois o sistema de defesa é destruído;

- É Adquirida porque ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm de nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH. Em geral podemos definir a Sida como sendo:
Uma doença crónica, causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, enfraquecendo ou destruindo o sistema de defesa desencadeando outras doenças. O Sistema Imunitário é uma rede complexa de várias células e moléculas. Um dos grupos de células do sistema imunitário é constituído por glóbulos brancos e, dentro desta classe, há um grupo de células designadas por linfócitos.
Dos vários tipos de linfócitos, os linfócitos B são responsáveis pela produção de anticorpos importantíssimos para o sucesso da maior parte das vacinas.
Outro tipo de linfócitos são os linfócitos T, onde dentre eles distinguem-se dois grupos CD4+ e os CD8+.

Os CD4+ comandam o sistema imunitário, para que a resposta aos agentes estranhos ao organismo seja efectuada rapidamente, de forma eficaz e sequencialmente correcta. Se este tipo de linfócitos deixar de funcionar correctamente, ou se forem destruídos, o sistema imunitário deixa de ser eficaz e a pessoa adoece gravemente.

O VIH infecta e destrói sobretudo os linfócitos CD4+, o que significa que a pessoa vai progressivamente perdendo células coordenadoras do sistema imunitário, até que este deixa de funcionar e instalam-se as denominadas doenças oportunistas.

História
Como o VIH é muito parecido com o VIS (vírus de Imunodeficiência nos símios) que pode ser encontrado nos

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas