SICKO S.O.S SAÚDE X SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

446 palavras 2 páginas
SICKO S.O.S SAÚDE X SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

Sicko é um documentário que apresenta a realidade do sistema de saúde americano, que continua atrasado em relação ao modelo de saúde de outros países como a do Brasil, que não e abordada neste documentário mais é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Nos EUA, não há um modelo de saúde publica, universal e gratuito. Mas sim, vários planos de saúde pagos, que geralmente armam estratégias para evitarem gastos com seus clientes, tratando assim os doentes como simples mercadoria colocando questões econômicas acima da vida e da morte das pessoas envolvidas. Resultado, muitos ficam sem esse direito.
Ao analisamos o Sistema de Saúde Brasileiro por exemplo, Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” que passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso universal porque deve atender a todos, sem distinções, de acordo com suas necessidades; e sem cobrar nada, sem levar em conta o poder aquisitivo ou se a pessoa contribui ou não com a Previdência Social, o integral, pois a saúde da pessoa não pode ser dividida e, sim, deve ser tratada como um todo. Isso quer dizer que as ações de saúde devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para a pessoa e para a comunidade, para a prevenção e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana, Garante equidade, pois deve oferecer os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um; dar mais para quem mais precisa. E está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
Sendo assim o SUS tem o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestão e prestação descentralizadas de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo.

Relacionados

  • Sicko
    9501 palavras | 39 páginas
  • Saude e sociedade
    25782 palavras | 104 páginas
  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
    47448 palavras | 190 páginas
  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas