Sialografia

Páginas: 6 (1364 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
SIALOGRAFIA

O exame radiográfico das glândulas salivares e ductos por meio de um procedimento com contraste têm sido amplamente substituídos por estudos de TC ou RM, onde essas modalidades estão disponíveis.

ANATOMIA

Os órgãos suplementares da digestão localizados no interior da cavidade oral, incluem os dentes e as glândulas salivares. Estas secretam a maior parte da saliva encontradana cavidade oral, que ajuda a dissolver os alimentos e facilita a digestão. Elas estão situadas adjacentes à cavidade oral e comunicam-se com a boca por intermédio de ductos. Cada glândula é composta por vários pequenos lóbulos que formam os grandes lobos da glândula. A saliva é secretada para a cavidade oral pelo sistema ductal de cada glândula.
Os lóbulos contêm pequenos ductos, formandograndes ramos, que eventualmente se unem para compor o ducto principal que se esvazia na cavidade oral. A anatomia especifica referente à sialografia inclui as glândulas salivares e os ductos associados de cada um dos três pares de glândulas principais.

* Parótida: As glândulas parótidas estão posicionadas anterior e inferiormente à orelha. Trata-se das maiores glândula salivares, constituídasde componentes superficiais e profundos. O componente superficial está situado diretamente anterior e inferior à orelha. Ele é adjacente ao ramo mandibular, com a superfície posterior da glândula se estendendo ao meato acústico.
O ducto principal fornecedor de saliva da glândula parótida é o ducto parotídeo, conhecido com ducto de Stensen. Possui aproximadamente 5 a 7 centímetros de comprimentoe flui anterior e medialmente para penetrar na parte corpulenta da bochecha. Ele então se comunica com a cavidade oral por uma abertura em frente ao segundo molar.
* Submandibular: a glândula submandibular ou submaxilar é a segunda maior glândula salivar. Sua localização primária é a porção medial e inferior do corpo da mandíbula. É também constituída de componentes superficiais e profundos.A porção superficial repousa anterior e inferior ao ângulo da mandíbula e estende-se anteriormente ao longo do seu corpo.
A parte pequena e profunda estende-se e curva-se ao redor do músculo milo-hioideo (músculo da língua e do assoalho bucal). Ourindo da porção profunda, encontra-se o ducto submandibular ou submaxilar, mais conhecido como ducto de Wharton. Ele possui aproximadamente parapenetrar na mandíbula. Abre-se no interior da cavidade oral por meio de uma protuberância pequena e camuda ao lado da base do frênulo da língua. (O frênulo é a dobra vertical no centro da membrana abaixo da língua).
* Sublingual: A menor das glândulas salivares é a estreita e alongada glândula sublingual. Está localizada abaixo da membrana mucosa no assoalho bucal diretamente embaixo da dobrasublingual.
A glândula se encontra na parte média do corpo da mandíbula e estende-se posteriormente desde a lateral do frênulo até a glândula submandibular. Exclusivos para ela, há 12 pequenos ductos chamados ductos de Rivinus, os quais ajudam no transporte da saliva para a cavidade oral. Esses pequenos ductos originam-se da porção superior da glândula para se abrirem no assoalho bucal na dobrasublingual. Um ou dois deles, conhecidos como ductos de Bartholin, são volumosos em tamanho e podem conectar-se com o ducto submandibular.

DEFINIÇÃO E OBJETIVO

A sialografia é o exame radiográfico dos ductos salivares e do tecido parenquimatoso associado das glândulas salivares após a injeção de meio de contrastre. O objetivo do procedimento sialográfico é opacificar o ductosalivar de interesse e o tecido glandular associado para demonstrar possíveis processos patológicos. O contraste administrado preenche o ducto salivar e flui distal aos ductos intra-glandulares para delinear a glândula salivar. Devido à proximidade dos três pares de glândulas salivares, somente um dos ductos salivares e sua glândula podem ser representados de cada vez.

INDICAÇÕES PATOLÓGICAS

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sialografia
  • sialografia
  • sialografia
  • Sialografia
  • sialografia
  • sialografia
  • Exame Contrastado
  • Tcm exame contraste rins sialografia e flebografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!