Sialografia

Páginas: 10 (2403 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
SIALOGRAFIA DE PARÓTIDAS CLINICAMENTE NORMAIS:
CLASSIFICAÇÃO ANATÔMICA E CORRELAÇÃO COM A FUNÇÃO GLANDULAR
SIALOGRAPHY OF CLINICALLY NORMAL PAROTID GLANDS:
ANATOMICAL CLASSIFICATION AND CORRELATION
WITH GLANDULAR FUNCTION

Osvaldo DI HIPÓLITO JUNIOR.*
Eliana Maria KREICH **
Francisco HAITER NETO***
Frab Norberto BOSCOLO****


DI HIPÓLITO JUNIOR, O. et al. Sialografia de parótidasclinicamente normais: classificação anatômica e correlação com a função glandular. Rev Odontol Univ São Paulo, v.11, n.2, p.139-145, abr./jun. 1997.
O presente estudo teve por finalidade analisar e correlacionar as características anatômicas e a atividade funcional de glândulas parótidas saudáveis, empregando técnica sialográfica. O estudo anatômico foi realizado em 55 indivíduos, dos quais 37participaram do exame funcional, que consistiu na verificação da eliminação da substância de contraste Lipiodol UF,, em glândulas estimuladas e não estimuladas. Os resultados demonstraram que a análise das imagens sialográficas pela observação do sistema de ductos glandulares permitiu a constituição de 5 grupos anatômicos distintos. Na avaliação funcional, as glândulas estimuladas levaram períodosde tempo mais uniformes e curtos para a eliminação do Lipiodol UF em relação às não estimuladas. A correlação dos achados anatômicos e funcionais mostrou que a média do tempo de eliminação da substância de contraste em glândulas estimuladas no Grupo I foi significantemente maior que as médias dos Grupos II e III; o tempo máximo para o esvaziamento de glândulas estimuladas foi de 5 minutos em todosos Grupos, enquanto que as glândulas não estimuladas não apresentaram diferença estatística entre os Grupos. Ao final, concluiu-se que a avaliação conjunta do modelo anatômico e da função excretora de glândulas deve ser realizada com a utilização de estímulo.
UNITERMOS: Sialografia; Radiologia; Glândula parótida.


INTRODUÇÃO
Dada a importância das glândulas salivares no processo digestivoe na proteção da mucosa bucal, é fundamental o conhecimento de suas estruturas anatômicas e do seu comportamento fisiológico, para compreendermos melhor os estados fisiopatológicos.
As glândulas salivares são, com freqüência, sede dos mais variados processos patológicos, tanto de caráter local como constituindo epifenômenos de enfermidades gerais. Clinicamente, essas doenças manifestam-se poraumento de volume e distúrbios na secreção, tornando-se imprescindível, portanto, o emprego de exames complementares para o seu diagnóstico. Dentre os diversos exames, a sialografia é reconhecidamente um método de avaliação radiográfica de incontestável utilidade e que vem sendo usado de longa data para o estudo das glândulas parótida e submandibular.
Em 1955, RUBIN et al.12 aliaram ao examesialográfico, usualmente empregado para o reconhecimento das estruturas anatômicas, a avaliação do padrão funcional da glândula. Nesse caso, o tempo gasto pela glândula para eliminar a substância de contraste do seu interior estabelece a condição funcional. Fundamentado nesse método, ERICSON3, em 1973, prognostica a possibilidade de uma melhor diferenciação entre as condições normais e patológicas,especialmente nos estágios precoces de afecções glandulares.
Nesse contexto, apesar da ampla possibilidade que essa técnica sialográfica oferece, encontramos na literatura poucos trabalhos que estabelecem parâmetros entre os achados anatômicos e os funcionais.
Com base nessas informações, parece-nos oportuno o desenvolvimento de um estudo sialográfico em glândulas parótidas clinicamente normais,visando estabelecer uma correlação entre os achados anatômicos e o comportamento funcional.

MATERIAL E MÉTODO
Cinqüenta e cinco voluntários adultos, com idades entre 18 e 40 anos, participaram do estudo anatômico em glândulas parótidas através do exame sialográfico. Em 37 deles, procedeu-se também a avaliação funcional da glândula.
Os indivíduos examinados apresentavam um bom estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sialografia
  • Sialografia
  • sialografia
  • sialografia
  • sialografia
  • sialografia
  • Exame Contrastado
  • Tcm exame contraste rins sialografia e flebografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!