show

Páginas: 4 (932 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014


FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SAÚDE
PROFESSORA: TERESA CRISTINA MONTEIRO DE HOLANDA


DO ESTUDO DIRIGIDO – UNIDADEI: PROCESSO SAÚDE E DOENÇA

ROTEIRO DO ESTUDO DIRIGIDO


1. Porque segundo a autora adotada, sempre houve preocupação com relação à saúde na história da humanidade e o que você pode constatar comrelação à concepção de saúde e doença até hoje? Inclua no seu comentário a noção de Determinantes sociais de saúde.

Assegurar o direito à saúde a todos é certamente um grande desafio, osdeterminantes sociais de saúde, por sua vez, constituem ferramentas não só para explicar as iniquidades em saúde, mas também um ponto de partida para combater as injustiças das diferenças do acesso àsaúde.
Para Kickbusch (2004), o passado e o presente estão aí desafian­do o raciocínio dos profissionais de saúde, pessoas continuam morrendo de velhas e novas doenças.
Portando, concepçãode saúde e doença sempre esteve presente na vida da humanidade, mais é importante dizer que sempre houve diferenças de classes em relação a questão prevenção á saúde, realidades opostas, convivemlado a lado: riqueza e pobreza, inclusão e exclusão, participação e marginalidade. E importante dizer, que o fortalecimento da diversidade sociocultural e a busca de padrões sustentáveis para uso dosrecursos naturais devem ser valores centrais, sobre tudo que a população tenha o acesso á água potável. E fundamental também, que o governo federal estabeleça o importante papel de induzir políticas eações que integrem e articulem a promoção do desenvolvimento humano e qualidade de vida de seus habitantes.Visando à redução do risco de doenças e de outros agravos , dando acesso por igual às ações eserviços para sua promoção, proteção e recuperação.








2. O que os textos dizem com relação à história e concepções de promoção de saúde e porque envolve as dimensões conceitual e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Show
  • show
  • show
  • show
  • Show
  • show
  • show
  • Show

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!