Show Opinião

Páginas: 19 (4719 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
SHOW OPINIÃO: NARA LEÃO, JOÃO D0 VALE E ZÉ KETI. O TEATRO E A MÚSICA POPULAR EM FAVOR DO PROTESTO.

Recírio José Guerino
recíriojosé@hotmail.com



RESUMO: Este artigo apresenta um estudo sobre o Show Opinião, um espetáculo músico teatral que se destacou como marco no mundo do Teatro musicado, representando os ideais de protesto e resistência democrática frente ao Regime Militar noBrasil; inaugurando o período arte politizada.

PALAVRAS- CHAVE: Show Opinião - Arte politizada - Resistência Democrática.

ABSTRACT: This article there presents a study on Show Opinion, a musical theatrical show that stood out like landmark in the world of the set to music theater, representing the ideals of protest and democratic resistance in front of the Military Regime in Brazil; installingthe period of the politicized art.

KEYWORDS: Opinion Show - Policized Art - Democratic Resistance.



Foi de grande relevância o desempenho de algumas produções culturais em expressar todo o seu descontentamento social em tempos da Ditadura Militar, principalmente a música e o teatro que obtiveram um papel destaque nessa época; direcionando a arte em prol do protesto, propondo todo umdiscurso político. O show Opinião estreou como peça musicada em Dezembro de 1964. Foi o primeiro feito artístico a se manifestar abertamente pós - golpe, contribuindo assim, para uma forte manifestação da cultura política. Quase meio século de sua existência, os ecos desse musical ainda têm uma significa repercussão na história política brasileira, sendo um marco da produção cultural militante,suscitando os ideais de “resistência democrática” numa linguagem de protesto e crítica ao regime estabelecido; representando os anseios políticos de democracia da sociedade com consciência política daquela época.
O Show Opinião apresentou temáticas que refletiam sobre democracia, opressão política e diferenças sociais. A mensagem imbricada na peça exortava à conscientização política, discutindosobre a realidade instaurada a partir do golpe militar. 1
E foi pensando nessas questões que Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), em união com o grupo de Teatro Arena, investiu nesta produção artística e juntamente com Paulo Pontes, Armando Costa e direção de Augusto Boal, acreditou na possibilidade de realizar uma arte política que faria mediação do homem com sua realidade concreta, como ele mesmohavia dito:
O problema brasileiro é de cultura política... As condições estão dadas para a modificação. É preciso que isto ganhe a consciência. Esta é a nossa tarefa. O que só poderá ser realizada com a disciplina e o estudo que os que procuram sua liberdade precisavam ter. 2
Esta mediação se daria pelo “acordar da consciência política”, pela compreensão da realidade a que se estava submetida epela atitude a se tomar por uma intervenção coerente.
Oduvaldo Vianna Filho em sua trajetória, desde a formação do Teatro de Arena (1956), vivenciou de diferentes maneiras seu engajamento político. De início por meio do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (1961), começou a desenvolver projetos com apresentações teatrais de exortação política pelos bairros, sindicatos, favelas e Universidades.Com o Golpe Militar, esses tra­balhos ficaram inibidos. Isto aconteceu em conseqüência do fato ocorrido em 01 Abril de 1964, quando os militares invadiram o prédio da UNE no Rio de Janeiro, o qual foi incendiado, colocando o CPC da UNE na ilegalidade. Diante disso, não se podia mais em face das restrições determinadas com o golpe de Estado, enfatizar o fator político como era de praxe do CPC. 3Não era mais permitido encenar peças teatrais de crítica política diante aquela situação. Porém, o momento era favorável para realização desses ideais. Vianinha perante os fatos, ponderadamente, buscou integrar aqueles sentimentos com a realidade; redefinindo os caminhos a seguir e baseado na idéia de “apelamento social” encontrou em Augusto Boal do Teatro de Arena, apoio ideológico e artístico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo de Opinião Reality Show
  • opinião
  • MINHA OPINIÃO
  • show
  • Opinião
  • Show
  • show
  • show

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!