Short_Paper - Segurança da Informação nas Organizações - Luis N Miranda

1402 palavras 6 páginas
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS
ORGANIZAÇÕES
LUIS NILSON MIRANDA DE OLIVEIRA
Orientador: Nédisson Luis Gessi
FEMA – Fundação Educacional Machado de Assis
Gestão da Tecnologia da Informação

RESUMO
Segurança da Informação nas Organizações e Empresas, está voltado à visão da preservação da integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações sob gestão das organizações públicas ou privadas. A motivação fundamental para esse enfoque deve-se ao fato de que, ainda hoje, muitas empresas não utilizam de todos os recursos disponíveis de uma rede. A rede é considerada um dos mais importantes e revolucionários desenvolvimentos da nossa era, criando costumes e modificando culturas por todo mundo. Entretanto, a maioria das empresas, com o crescimento da demanda comercial cada vez mais acentuado, buscam agilidade e descuidando-se da segurança.
Portanto, discutir e tratar de segurança passou a ser uma necessidade fundamental dos responsáveis da área de TI.
Palavras-chave: segurança-informação-empresas-organizações.

1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a Internet se consolidou como um veículo de comunicação de extrema importância e abrangência, com milhões de usuários em todo o mundo. Nesse contexto, a partir dos problemas ocasionados por falhas de segurança nas redes de empresas e instituições, surgiu a necessidade de normas de estruturação para definir os padrões, para a melhor utilização e comportamento esperado das redes.
Neste cenário, a área de TI ganhou impulso e lugar privilegiado nas grandes organizações, isso porque a garantia da integridade da rede e a segurança dos sistemas de informação é um fator primordial atualmente.
Portanto, o presente estudo visa dar o enfoque a algumas definições e conceitos introdutórios de determinadas técnicas de proteção das informações que servem de auxílio para a tomada de decisões dos profissionais da área de TI nas organizações e empresas. 2 DESENVOLVIMENTO
Conforme Tanenbaum (2003), o crescimento

Relacionados