shopping centers

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
Cidades copiam shopping centers
MARA GAMA; MAURICIO STYCER 
DA REPORTAGEM LOCAL
Nos últimos 30 anos, os shopping centers vêm substituindo o centro das cidades como o principal espaço de convivência urbana.
O sucesso dos shoppings, há muito se sabe, deve-se à sua capacidade de recriar, num ambiente privado, as condições ideais de vida num espaço público: são lugares seguros, limpos, sembarulho ou poluição.
A novidade, diz o arquiteto norte-americano Witold Rybczynski, é que "se os shopping centers se parecem cada vez mais com cidades, as cidades cada vez mais se parecem com shopping centers".
Rybczynski, 53, que chega amanhã ao Brasil para lançar dois livros, nota que há um esforço de grupos empresariais privados nas grandes cidades para recuperar área deterioradas, utilizando osmesmos recursos de um shopping, como policiamento e limpeza particulares.
A agenda de Rybczynski no Brasil inclui a participação em um debate na Folha, na quinta-feira, e duas palestras no Rio, amanhã na Casa Cor e quarta-feira na Academia Brasileira de Letras.
Abaixo, trechos de entrevista de Rybcynski à Folha, feita por telefone, na última segunda-feira:
*
Folha - O sr. diz em "Vida nasCidades" que "a cidade do futuro, seja lá como ela for, dependerá da boa vontade de seus cidadãos para funcionar". O sr. realmente acha que com boa vontade dá para corrigir os erros cometidos pelos planejadores urbanos?
Witold Rybczynski - Obviamente, não. Só a boa vontade não resolve. Para corrigir os erros, primeiro, é preciso identificá-los e depois encontrar os recursos financeiros paracorrigi-los.
Folha - Onde entra, então, a "boa vontade", na sua opinião?
Rybczynski - Quis dizer que o planejamento é uma qualidade necessária, mas não suficiente, na concepção das cidades. Muitas cidades dão certo ou fracassam por causa das atividades e da cooperação das pessoas que vivem nelas, mais do que por causa das palavras dos urbanistas.
Folha - O sr. acha que a vida nas grandes cidades não temcomo melhorar no futuro? Não há salvação para as grandes cidades?
Rybczynski - As grandes cidades americanas cresceram demais e o tamanho se tornou um problema em si. Hoje é difícil administrar essa cidades, alcançar o consenso político, tomar decisões... Diante das mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, a cidade precisa reagir rápido, mas não consegue, porque é muito grande.
Folha - O sr.é um entusiasta da vida nas pequenas cidades.
Rybczynski - As cidades pequenas são mais flexíveis, demonstram mais facilidade para alcançar o consenso entre os seus habitantes e têm sido mais bem-sucedidas na solução dos problemas urbanos e na criação de condições para atrair investimentos e negócios.
Folha - Mas não é justamente o sucesso das pequenas cidades a razão de ser do seu crescimentoe, por consequência, dos problemas inerentes às grandes cidades?
Rybczynski - Sim, eventualmente cidades pequenas incham e passam a ter os mesmos problemas das grandes cidades. Mas a novidade, hoje, nos EUA, é que, por razões técnicas, a vida nas pequenas cidades é mais atrativa do que era no passado. Não há quase mais diferenças entre o padrão de vida a oferta de serviços, de compras e diversõesque existe numa pequena cidade e numa grande.
Folha - O sr. acha que novas tecnologias, como Internet, TV a cabo, satélites etc. ajudam a fixar o cidadão na cidade pequena e diminuem os atrativos das grandes?
Rybczynski - As novas tecnologias não necessariamente deixam as grandes cidades desimportantes. Algumas grandes cidades se tornaram importantes justamente por causa da concentração depessoas e do contato cara a cara. Isso é válido em algumas profissões e em atividades criativas.
Folha - Pode dar um exemplo?
Rybczynski - Não é uma coincidência que o Vale do Silício, próximo a San Francisco, seja uma concentração de talentos. É uma vantagem ter todas essas pessoas juntas. Se elas estivessem espalhadas por vários lugares, isso teria um efeito negativo na produção das nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shopping center
  • Shopping Center
  • shoppings centers
  • Shopping center
  • Shopping center
  • Shopping Centers
  • Shopping center
  • Shopping Center

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!