Shopping center

Páginas: 10 (2448 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
SHOPPING CENTER
1. CONCEITO
Shopping Center é um grupo de estabelecimentos comerciais unificados arquitetonicamente e construído em terreno planejado e desenvolvido. O shopping center deverá ser administrado como uma unidade operacional, sendo o tamanho e tipo de lojas existentes relacionados diretamente com a área de influência comercial a que esta unidade serve. O shopping center tambémdeverá oferecer estacionamento compatível com todas as lojas existentes no projeto.
Analisando a definição acima, concluímos que o shopping center encerra um grupo de lojas que obedeceram a um planejamento prévio e são unificadas não só pela arquitetura como também por uma administração única, sujeita a normas contratuais padronizadas.
As lojas devem obedecer a uma distribuição no estabelecimentoglobal, de acordo não só com o tamanho e tipos de lojas como a exploração de ramos diversificados.
A Associação Brasileira de Shopping Centres define o shopping Center como um centro comercial planejado sob administração única e centralizada, e que:
a) Seja composto de lojas destinadas à exploração de ramos diversificados de comércio e prestação de serviços, e que permaneçam em sua maior parte,objeto de locação;
b) Estejam os locatários sujeitos a normas contratuais padronizadas, visando à manutenção do equilíbrio de oferta e da funcionalidade, para assegurar, como objetivo básico, a convivência integrada;
c) Varie o preço da locação, ao menos em parte, de acordo com o faturamento permanente e tecnicamente bastante.
O contrato de shopping center, é elaborado através de normas gerais,onde o empreendedor faz a seleção de serviços, produtos e lojistas, pretendendo um lucro, pois a finalidade não é alugar a loja, mas sim a rentabilidade da atividade exercida na loja.
2. CLASSIFICAÇÃO
Bilateral – pois nasce obrigações para ambas as partes, empreendedor e lojista;
Consensual – pois gera obrigações pelo simples consentimento das partes;
Comutativo – pois as prestações sãocertas e equivalentes; Oneroso – pois existe proveito para ambas as partes, empreendedor e lojista;
Atípico e inominado – pois não está previsto em lei.
3. ESTRUTURA FORMAL DOS SHOPPINGS CENTERS
A estrutura dos shoppings centers consiste na reunião, em um mesmo espaço físico, de diversas lojas que, concentram as mais diversas atividades comerciais. O planejamento deve ser elaborado em cada espaçoocupado, sendo previamente estudado, estabelecendo a localização correta para as lojas âncoras e para as lojas satélites.
Lojas Âncoras são lojas notadamente conhecidas do público, de grande porte, e dispostas de forma a que toda a área do shopping center tenha volume de movimento uniforme. Normalmente são destacados espaços especiais para áreas de diversão e de restaurantes.
Lojas Satélites sãoas lojas pequenas, que deverão ocupar lugar ao redor das lojas âncoras.
A estrutura procura oferecer aos consumidores facilidades suficientes para que eles frequentem o shopping centers. Há vantagens, principalmente com relação a estacionamento, horário de funcionamento e segurança, além da reunião em um mesmo espaço de uma pluralidade de opções comerciais, tudo aliado a um ambiente normalmenteagradável.
Porém não são somente as vantagens apontadas que explicam o sucesso dos shopping centers, mas também, e principalmente, sua estrutura negocial. O empreendedor, escolhe os lojistas que participarão do shopping center e cria uma estrutura especial para a administração deste, que poderá ser feita pelo próprio empreendedor ou por um administrador contratado.
4. O EMPREENDEDOR
Oempreendedor é o empresário, que estabelece as premissas básicas do shopping center e que as dominará e manterá durante sua existência.
É aquele que desenvolve a idéia de criação do shopping center, incluindo o estudo de localização deste, e escolhe os lojistas que dele participarão. Será o empreendedor que irá definir a forma organizacional do shopping center, visando manter um nível satisfatório de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shopping centers
  • shopping center
  • Shopping Center
  • shoppings centers
  • Shopping center
  • Shopping Centers
  • Shopping center
  • Shopping Center

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!