shopping center

Páginas: 16 (3954 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
Os "shopping centers" são a natural consequência do crescimento das cidades e da também crescente necessidade de o comércio, em economia de mercado e competitividade, unir-se ao lazer. Realidade pertinente à mercancia moderna, objetiva ofertar ao usuário horas de satisfação, assim como de compras, em que as alternativas, que lhe são apresentadas, terminam por lhe propiciar o usufruto de umas, deoutras ou de ambas.
Uma das características que a Economia moderna, em nível de consumidor, tem detectado é a evolução exigência do comprador, que surge a partir de uma educação cada vez mais abrangente em todas as camadas sociais, como também pela competitividade que impulsiona a verdadeira economia de mercado.
A figura do consumidor mais exigente, aliada às dificuldades detrânsito nas grandes cidades são dois elementos que acabam por influir, decididamente, na multiplicação dos "shopping centers", entidade desconhecida quando da elaboração do nosso Código Comercial ou mesmo não pressentida, no nascimento da legislação sobre locações comerciais.
Os "shopping centers", em verdade, surgiram como entidades de supra comércio, posto que permitem aosestabelecimentos mercantis sua melhor desenvoltura, assim como superiores resultados, de difícil obtenção sem a colaboração de suas estruturas.
O saudoso PONTES DE MIRANDA insistia em que a norma constitucional é uma norma de sobre direito. Alguns países sequer a têm, como a Inglaterra, mas a esmagadora maioria dos países, que alicerça o seu direito na Carta Suprema, aceita que a normaconstitucional é uma norma colocada acima das normas ordinárias e, por essa razão, normas de sobre direito. Sem elas, as leis ordinárias não teriam vida própria e correriam o risco de gerar conflitos evidentes, em face da inexistência de um vetor maior capaz de orientá-las. Se a Inglaterra prescinde de tal ordem, sua tradição costumeira deu às normas de comportamento e sancionatórias densidade suficiente paraque o respeito e a obediência componham seu direito escrito e o da "common law" esculpida pela Justiça.
Embora as comparações sejam sempre deficientes, o certo é que os "shopping centers" estão para os estabelecimentos, que o compõem, como a norma constitucional para o ordenamento jurídico ordinário, que dela depende.
Os "shopping centers" são, em verdade, um sobreestabelecimento comercial, cuja estrutura permite que os estabelecimentos comerciais, que neles se instalem, existam e nele tenham sua principal razão de ser e força.
Não há estabelecimento comercial instalado em "shopping center", que não tenham seus titulares o escolhido em função dos aspectos de agregação valorativa representada pelo acréscimo que tal instalação fatalmente provocará.São, portanto, os "shopping centers", para todos os estabelecimentos que os compõem, uma espécie de sobre estabelecimento de onde recebem o principal fator de força mercantil, mesmo que sejam famosas as marcas ou renomadas as sociedades que se unam em suas dependências
Quem escolhe um "shopping center", para nele instalar um estabelecimento, pretende desenvolver seu próprio comércio, massabe que o desenvolverá com substancial colaboração da entidade que lhe cede espaço, que lhe oferta promoção, que lhe garante um público frequentador, pelo simples fato de ser um "shopping" e independentemente da própria força.
Quem vai a um "shopping center", na maior parte dos casos, vai em função do que oferece esse complexo comercial, com variadas alternativas de escolha,raramente se dirigindo para compra neste ou naquele estabelecimento. Mais do que isto, por saber que tais autênticas "cidades compactadas" possuem mais de um estabelecimento para cada gênero de produtos, quem procura um "shopping center", procura-o na esperança de, através de um levantamento de preços entre os diversos estabelecimentos lá colocados, escolher o produto que mais lhe agrade, pelo menor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shopping centers
  • Shopping Center
  • shoppings centers
  • Shopping center
  • Shopping center
  • Shopping Centers
  • Shopping center
  • Shopping Center

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!