Shopping Center

Páginas: 13 (3144 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
Sumário

INTRODUÇÃO 3
HISTÓRIA 4
O SHOPPING CENTER NO BRASIL 9
O SHOPPING CENTER HOJE 10
ITENS DE HOSPITALIDADE NOS SHOPPINGS 11
RECEPÇÃO: 12
HOSPEDAR: 12
ALIMENTAR: 13
ENTRETER: 13
SHOPPINGS ANALISADOS: 14
SHOPPING LIGHT 14
SHOPPING CENTER PÁTIO WEST PLAZA 15
BOURBON SHOPPING SÃO PAULO 15
SOGO PLAZA SHOPPING 16
TÓPICOS COMPARATIVOS 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS: 21História - Brasil Escola 21








INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar a hospitalidade em quatro Shoppings Centers, sendo eles Pátio West Plaza, Bourbon Shopping São Paulo, Shopping Light e Sogo Plaza Shopping. Atualmente o conceito de hospitalidade é padrão nos Shopping Centers, mas o modo como são executados e mantidos os meios de garantia do confortofisiológico e psicológico dos visitantes varia muito de um lugar para o outro. Para fazer a análise uma visita técnica foi feita nos locais citados acima, em alguns casos mais de uma vez, para observar diferentes situações e assim obter um resultado mais preciso.
















HISTÓRIA

Por volta do Século X a.C., surgiu na região da Turquia, em Istambul, o GRANDE BAZAAR, tambémchamado de “Bazar Coberto” ou “Mercado Coberto. O Grande Bazaar foi o primeiro grande centro de compras, que reunia diversos tipos de comércio da região, principalmente comércio de jóias, cerâmicas, especiarias e tapetes. O Grande Bazaar existe até hoje, e é uma estrutura com mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas.

Figura 1 - Uma das portas de entrada do Grand BazaarFigura 2 - imagens internas do Grand Bazaar

Figura 3 - Imagem aérea da área do Grand Bazaar

Figura 4 - Mapa das ruas do Grand Bazaar
Depois do Grande Bazaar, em são Petesburgo na Rússia teve início em 1757 a construção do Gostiny Dvor, considerado o primeiro Shopping Center Moderno.
Sua construção demorou aproximadamente 28 anos e contava inicialmente com uma área de 53 mil m², com mais decem lojas internas.

Figura 5 - Gostiny Dvor, Rússia

No dia 1 de novembro de 1774, foi a vez do Oxford Covered Market, (Mercado coberto de Oxford), na Inglaterra, que também existe até hoje.

Figura 6 - Oxford Covered Market
Após estes três grandes centros de compras, em 1828, surgiram os primeiros shoppings centers nos Estados Unidos da América em Rhode Island, e em 1860 o GalleriaVittorio Emanuele II em Milão.

Figura 7 - Estados Unidos da América em Rhode Island

Figura 8 - Galleria Vittorio Emanuele II em Milão
No Brasil, a ABRASCE (Associação brasileira de Shoppings Centers) considera o Shopping Iguatemi como o primeiro shopping, inaugurado em São Paulo em 1966.
Em 1965, foi aberto ao público o Shopping do Méier, e a confusão em relação a qual seria o primeiroshopping do Brasil, é porque a ABRASCE considera o Shopping Iguatemi, por possuir verdadeiras características de shopping Center.
Antes do primeiro Shopping Center porém, o Brasil também contava com “Centros de compra” como: Mappin, Mesbla, Sears e Clipper.
Atualmente a disputa entre os shoppings é de sua grandiosidade: quem constrói o maior shopping Center. O South China Mall em Dongguan, aonorte de Hong Kong, na China, com seus 1.000.000m² é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Dubai Mall.
A diferença, é que muito mais do que centros de compras, os shoppings atualmente, são também verdadeiros centros de lazer e entretenimento, com o passar dos tempos o conceito de shopping Center mudou muito, e além de atender as necessidades do comércio e dos negócios, os shoppingscenters agora se preocupam também com a forma como acolhem e tratam seus visitantes, ou seja: os Shoppings centers da atualizade se preocupam com a hospitalidade.















O SHOPPING CENTER NO BRASIL

Segundo dados da ABRASCE – Associação Brasileira de Shoppings Centers, em 2010, o Brasil contava com 412 shoppings centers já construídos, totalizando cerca de 73.800 lojas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shopping centers
  • shopping center
  • shoppings centers
  • Shopping center
  • Shopping center
  • Shopping Centers
  • Shopping center
  • Shopping Center

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!