ShopkPamida

413 palavras 2 páginas
Caso de Estudo:
ShopKo e Pamida:

1- Faça o Mapa Conceptual do Caso na qual se representam os conceitos e relações fundamentais através de um mapa conceptual da situação.

2. Avalie o papel dos sistemas de informação na forma como a Pamida e a ShopKo conduzem os seus negócios. Qual a sua importância?

Enquanto a Shopko fez um investimento substancial em sistemas de informação, como por exemplo, optimizador de preços (na altura das reduções), optimizador de reduções (para definir os preços, consoante a estação, geografia, gostos locais e vendas anteriores), o que trouxe à empresa um aumento significativo das vendas, a Pamida seguiu uma estratégia diferente. Ou seja, “proporcionar a mercadoria ao cliente sempre nas condições que é publicitada”, o que provocou graves falhas no sistemas de stocks devido ao software de gestão nunca ter sido atualizado, levando a grandes percas no lucro da Pamida. Os sistemas de Informação têm uma função essencial nas empresas pois permitem fornecer informação de apoio à decisão e suporte a todas as operações da Organização.

3. Avalie a importância da consolidação do projecto do centro de distribuição da Pamida para a Pamida e para a ShopKo. Que factores de gestão, organização e de tecnologia evitaram que o novo centro funcionasse como desejado?

Neste caso especifico o centro de distribuição estava a ser o principal problema para o bom funcionamento do negócio, devido a uma má política de implementação dos sistemas de informação na gestão de stocks da empresa, uma má organização na estratégia do negócio, e principalmente à falta de tecnologia adequada, que funciona-se com o sistema como desejado. Os SI são mais do que apenas computadores.
A utilização efectiva dos Sistemas de Informação requer a compreensão da organização, gestão e tecnologias da informação. Todos os SI podem ser descritos como soluções organizacionais ou de gestão que

Relacionados