SHIATSU

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
SHIATSU - INTRODUÇÃO
Publicado em Cursos Livres
Se deseja saber sobre os conteúdos programáticos dos cursos, acesse pelo submenu ao lado --->
Introdução
A palavra Shiatsu deriva do japonês Shi = adedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo.
Segundo o Ministério da Saúde Japonês pode ser descrito como: “ Forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso dequalquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas”.
O Shiatsu consiste em aplicarpressão sobre determinados pontos chamados de “tsubos” que formam canais energéticos no corpo - os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre sí e com os órgãos internos. No interior dos Canais deMeridianos circula dentre outras substâncias a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses.
Objetivo
O principal objetivo do Shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrioenergético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nosmeridianos.
História
Apesar da palavra Shiatsu ser do início do século XX, acredita-se que a técnica seja bem mais antiga, originando-se da combinação de várias técnicas da Medicina Oriental. 
Por volta de530 a.C foi introduzido na China um sistema de promoção de saúde composto por exercícios de automassagem e movimentos corporais; com o objetivo de desintoxicar e rejuvenescer. Este sistema ficouconhecido como Tao-Yinn, que mais tarde foi incorporado à Medicina Tradicional Chinesa, muito popular no Oriente.
No Japão, o Tao-Yinn tornou-se conhecido por sua combinação com diversas técnicas japonesascomo o Do-In e o Anmá, que resultou numa sequência de massagem semelhante ao Shiatsu conhecido atualmente.
Em 1919, Tamai Tempaku, um massagista desconhecido à época, publicou o primeiro livro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shiatsu
  • Shiatsu
  • Shiatsu
  • Shiatsu
  • SHIATSU
  • shiatsu
  • Shiatsu
  • shiatsu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!