shfhfshfs

1405 palavras 6 páginas
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma vez a minha função principal no estágio na Câmara Municipal de Loulé ter sido a de criação de flyers e cartazes publicitários, tive de ter em atenção alguns conceitos do design, aplicáveis a este tipo de publicidade, que tentei utilizar durante a execução dos trabalhos propostos.
Apresentarei em seguida os conceitos, assim como os softwares utilizados.

Design Gráfico

O design gráfico está hoje em dia presente nos mais variados aspectos da vida social. Porém o que é exactamente o design gráfico e para que serve?
O design gráfico tem como base a transmissão de ideias, conceitos mensagens, sensações e emoções. Assim aliado à criação e à inovação, o design gráfico é uma ferramenta de comunicação visual, que tem como objectivo fazer com que a mensagem seja percebida pelo público-alvo, pretendendo sempre alcançar um determinado feedback desse mesmo público.

Cor

A visão da cor é algo que nos distingue da maioria dos animais.
A cor é um fenómeno físico, que consiste na percepção visual provocada pela luz reflectida ou absorvida pelos corpos. Tendo a luz várias frequências, esta ao incidir num corpo, esse mesmo corpo reflecte e absorve os raios com determinada frequência, os raios reflectidos pelo mesmo corpo, vão corresponder a uma determinada cor que é recebida pelo olho humano.
Assim a cor pode variar conforme o seu comprimento de onda (Figura 7)

Figura 1 – Espectro da luz visível

Em relação a cor branca ela resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é resultante da ausência de luz.

Círculo Cromático

O círculo cromático é um instrumento de selecção e organização das cores, a organização é feita através das relações existentes entre as cores.
Em termos de cor o círculo cromático é o instrumento mais útil para um designer.

Figura 2 – Circulo cromático

Propriedades da cor

Matiz.¬¬

Matiz é uma das propriedades da cor que é definida pelo comprimento de onda dessa mesma cor,

Relacionados