Shell e Cosan assinam acordo

4867 palavras 20 páginas
Novidades e Press Releases
Shell e Cosan assinam acordo para criação de joint venture no Brasil
01/02/2010
Shell International Petroleum Company Limited (Shell) e Cosan S.A. (Cosan) anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (“MoU”) não vinculante com o objetivo de criar uma joint venture (“JV”) no valor de aproximadamente US$ 12 bilhões no Brasil, para a produção de etanol, açúcar e energia, e suprimento, distribuição e comercialização de combustíveis.

Vasco Dias, da Shell, e Rubens Ometto, da Cosan, durante coletiva de imprensa em São Paulo. ©‎Marcos Issa/Argosfoto
Sob os termos do MoU, ambas as companhias participarão na JV com alguns de seus ativos brasileiros (veja abaixo a nota aos editores*). Adicionalmente, a Shell fará um aporte financeiro de US$ 1,625 bilhão, ao longo de dois anos.
Formada a JV, esta permitirá à Shell e Cosan se posicionarem em condições mais sólidas para crescimento e rentabilidade na área de biocombustíveis sustentáveis - uma das soluções comercialmente mais viáveis nos próximos 20 anos para redução de emissões de CO2 no setor de transportes - consolidando uma posição de liderança de mercado no país de maior eficiência mundial na produção de etanol. Com uma capacidade de produção anual de cerca de 2 bilhões de litros, e perspectivas significativas de crescimento, a JV confirmará sua posição como um dos maiores produtores de etanol do mundo. Além disso, a inclusão na JV das participações já existentes da Shell nas empresas Iogen e Codexis, facilitará o desenvolvimento e implementação de tecnologias de biocombustíveis.
O acordo também poderá fortalecer as perspectivas de crescimento e a posição da JV nos mercados de combustíveis (varejo e industrial) no Brasil. Com uma rede de cerca de 4.500 postos de serviço e volumes totais de cerca de 17 bilhões de litros anuais, a JV será um dos líderes na distribuição de combustíveis do país, com grande potencial de captura de sinergias e crescimento futuro.
Brasil:

Relacionados

  • POSTO SHELL
    2316 palavras | 10 páginas
  • Petrobras
    7818 palavras | 32 páginas
  • História Econômica Geral - Econômia no séc XIX ao inicio do séc XX
    18696 palavras | 75 páginas
  • Pim petrobrás
    20136 palavras | 81 páginas