Shantala - massagem pra bebês

Páginas: 18 (4336 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 47-53, jan./abr., 2005.

Artigo de revisão
Características das técnicas de massagem para Bebês* Characteristics of the massage techniques for babies

Cláudia Marchetti Vieira da Cruz1, Fátima Aparecida Caromano2

CRUZ, C. M.V. da; CAROMANO F. A. Características das técnicas de massagem para bebês. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, São Paulo,v. 16, n. 1, p. 47-53, jan./abr., 2005. RESUMO: Com interesse nos conhecimentos referentes à utilização da massagem no tratamento de bebês e crianças, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do qual se analisou criticamente os textos encontrados, considerando-se as fundamentações, descrição das técnicas e efeitos fisiológicos e comportamentais da massagem para bebês e crianças. Aliteratura produzida nos últimos 30 anos é escassa e sem muita fundamentação das técnicas e efeitos mencionados, não permitindo ao leitor o esclarecimento adequado sobre o assunto, sendo necessário mais estudos na área. DESCRITORES: Massagem. Bem-estar da criança. Criança. Fisioterapia. Técnicas de exercício e de movimento.

* Esta revisão faz parte da dissertação de mestrado de Claúdia MarchettiVieira da Cruz, orientada pela segunda autora. O trabalho não recebeu nenhuma forma de subsídio financeiro. 1 Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. \2 Profa. Dra. do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Endereço para correspondência: Curso de Fisioterapia da USP. Laboratório de Fisioterapia em Comportamento. A/C FátimaCaromano. Rua Cipotânea, 51. São Paulo, Cidade Universitária da USP. CEP: 05360-000.
47

CRUZ, C. M.V. da; CAROMANO F. A. Características. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 47-53, jan./abr., 2005.

INTRODUÇÃO ste artigo tem como objetivo descrever as principais técnicas de massagem para bebês e crianças descritas na literatura nos últimos trinta anos, bem como os efeitosmencionados por cada uma delas.

E

Ao longo desta pesquisa, observou-se que existem basicamente três técnicas de massagem para bebês utilizadas e divulgadas. São elas: a shantala, a massagem clássica (descrita por vários autores) – e nesta classificação está a massagem “O Toque de Borboleta” - e a massagem do Sul da Ásia, cujas características técnicas estão descritas na Tabela 1.

Tabela 1 -Principais características das técnicas de massagem para bebês. Técnica Shantala (Leboyer) Kerala - Sul da Índia Características · A criança deve estar despida e a massagem deve ser feita em local aquecido; · o óleo utilizado deve ser natural e previamente aquecido. Na Índia, as mulheres usam óleo de mostarda, no inverno, e óleo de coco, no verão; · a criança deve estar em jejum. A massagem éseguida pelo banho que completará a sensação de relaxamento e livrará a pele do excesso de gordura não absorvida; · a pessoa que realiza a massagem deve estar sentada no chão, pernas esticadas, costas eretas e ombros relaxados, porém sem contato com o solo; · no sul da Índia, em Kerala, recomenda-se não realizar a massagem antes que o bebê complete um mês; · no início deve-se tocar o bebê: as mãos semovimentam e percorrem o corpo do bebê para que ele se sinta em contato. A barriga e o rosto serão tocados depois de um mês. Quando o bebê tem apenas alguns dias, devem ser feitas carícias que durem apenas alguns minutos. Pouco a pouco, o tempo dispensado à massagem vai aumentando e, após o primeiro mês, a sessão vai durar de vinte a trinta minutos, pela manhã e à tarde, antes do sono. A massagemdeve ser realizada até, pelo menos, quatro meses, onde o bebê não consegue rolar. Quando a criança conseguir rolar, ficar na posição de decúbito ventral e estender o tronco, a aplicação de massagem deve ser encerrada.

Clássica (Giannotti, · A massagem deve ser feita em local confortável, tranqüilo e quente. Deve ser realizada preferivelmente Nielsen, Auckett, Walker) entre as refeições. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SHANTALA-MASSAGEM EM BÊBES
  • COMO ESTIMULAR O BEBÊ ATRAVÉS DA MASSAGEM SHANTALA
  • Educadora de Infância e Técnica de Massagem do Bebé-Shantala
  • massagem shantala
  • Massagem Shantala
  • Massagem bebe
  • A MASSAGEM SHANTALA E SEUS BENEFÍCIOS
  • Shantala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!