shakilla

677 palavras 3 páginas
O que define o objecto da ética no contexto escola?
A ética, caracterizada como uma teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade, pode definir-se como um comportamento seguido por normas, regras, atitudes com um objectivo – agir corretamente, ser justo.
Este processo de formação integral de um individuo, em que são desenvolvidas capacidades humanas, onde existe sempre a base da cortesia (respeito) esta presente no contexto escolar de varias formas não sendo elas apenas um acumular e partilhar de informação mas sim de uma forma de tornar os educandos cidadãos conscientes, capazes de interagir e intervir no meio em que vivem, criando ou despertando-lhes o senso critico e a sua autonomia. A ética pode até ser designada como justiça, solidariedade, respeito mútuo e diálogo produtivo. No que diz respeito a justiça, a escola dá a possibilidade ao educando de vivenciar situações em que este necessita de distinguir um acto justo de um injusto. Quanto á área da solidariedade o educando (aluno) é exposto a uma diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual e social, aqui este pode definir a ética ao ser solidário neste ambiente, respeitando todas as diferenças que estão dentro do âmbito escolar. Por fim, o dialogar complementa todas as ações anteriores quando realizadas corretamente (justas), ele permite-nos resolver questões sociais, políticas e económicas e criar conceitos e resoluções através deste.
A ética deve ser vista no contexto escolar como uma estrutura pessoal ou de grupo fundamental para existir a possibilidade de se criarem diálogos e ideias produtivas. Esta, quando ligada a escola, dá a possibilidade de tornar o aluno (individuo no caso sociedade) um crítico (responsável pelos seus actos), a ética permite-nos refletir sobre as nossas atitudes em três pontos, a responsabilidade, a liberdade e a necessidade. Esta permite-nos também definir o justo do injusto, o moral do imoral uma vez que o papel da escola é atribuir valores às atitudes dos

Relacionados