shaaushas

1050 palavras 5 páginas
A HISTÓRIA DA CANJICA

Desde menina eu costumava comer canjica nas noites frias, no aconchego da cozinha de fogão a lenha, onde a nossa família se reunia e os pratos de canjica eram servidos, quentes, saborosos. Era canjica com açúcar, canjica com leite, e a minha preferida era canjica com vinho. Enquanto ao redor da mesa e do fogão comíamos, minha mãe passava as roupas da casa e contava os acontecimentos do dia e “causos” de antigamente, que nós ouvíamos extasiados. Muitos anos depois, já casada, com dois filhos, morando em outra cidade, lembrava-me seguidamente da canjica que parecia uma coisa que tinha ficado no passado, como os meus sonhos de adolescente, até que um dia ao voltar à tardinha do Grupo Escolar onde trabalhava como professora primária, passei pela casa da minha sogra , que era ao lado da minha, e senti o cheiro inconfundível de canjica.
Canjica? Perguntei incrédula a mim mesma . Entrei na cozinha e levantei a tampa da panela para certificar-me, quando Dona Julia falou: - Estou acabando de cozinhar. - Faz anos que eu não como canjica. - Venha mais tarde. Em pouco tempo estará cozida e pronta para servir.
Fui até minha casa, dei banho nos meninos e esperei meu marido chegar do trabalho, ansiosa para contar-lhe que iríamos à noite comer canjica na casa dos seus pais. Quando ele chegou não pareceu muito entusiasmado com a notícia e até estranhou a minha expectativa. - Toda essa alegria por causa de uns grãos de milho? - Vamos lá sim. Tua mãe está nos esperando. e dizia para as crianças : - Vocês vão comer uma comida muito gostosa que a vovó fazia, vão adorar!
Depois da janta, como combinado, fomos até a casa dos meus sogros. O cheiro da canjica enchia a casa de odores. Sentamos ao redor da mesa, conversando alegremente, enquanto os pratos fumegantes eram

Relacionados