sgsgsgsgdg

366 palavras 2 páginas
Tema de Redação

Semana 44 – de 08/12 a 14/12

Proposta 44
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
Historicamente, a trajetória política do país se mistura com escândalos de corrupção, farra com dinheiro público e descaso com a população carente. Notícias de falcatruas tendo como personagens autoridades e instituições públicas estão todos os dias nas manchetes dos jornais.
Para quem lê e vê todos os dias os desmandos acontecerem, e, sobretudo, sem que os personagens sofram qualquer tipo de punição, a indignação e a falta de crença nas instituições do país são os sentimentos dominantes.
Para sociólogos, a questão é histórica, onde as autoridades - e também o povo esqueceram como diferenciar o espaço público e o privado na hora de agir, gerando uma sociedade corrupta de diversas formas, nos mais diferentes núcleos.
(Disponível em: < http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/05/11/corrupcao-uma-doenca-que-contamina-asociedade-cada-vez-mais-descrente/>. Acesso em: 05 nov. 2014).

TEXTO 2

(Disponível em: . Acesso em 05 nov. . 2014).

TEXTO 3
O pior analfabeto
É o analfabeto político,

Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito.
Todos os direitos reservados.

Tema de Redação

Semana 44 – de 08/12 a 14/12

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
(BRECHT, Bertold. O analfabeto político. Disponível em:
. Acesso em: 05 nov. 2014).

Considerando a charge e os textos apresentados,

Relacionados