SGQ CaetanoBUS

19711 palavras 79 páginas
CAETANOBUS - GRUPO SALVADOR CAETANO

Melhoria Contínua do
Sistema de Controlo da
Qualidade
Vera Lídia Soares Cunha
Dissertação do MIEMM
Orientador na Empresa: Engenheira Catarina Leal
Orientador na FEUP: Professora Laura Ribeiro

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
4 De Julho De 2010

Melhoria Contínua do Sistema de Controlo da Qualidade

Resumo:
No presente trabalho apresenta-se um caso de aplicação de ferramentas e metodologias da qualidade, com vista à melhoria do sistema de controlo de gestão da qualidade da produção na empresa Caetanobus.
Através do uso de ferramentas básicas da qualidade adequadas, entre as quais diagramas de Pareto e de Ishikawa determinaram-se quais os defeitos mais frequentes nas linhas produtivas e respectivas causas que dão origem ao modo de falha. Após esta análise implementaram-se acções correctivas, estas sempre que eficazes foram sugeridas e implementadas aos restantes produtos que evidenciavam os mesmos defeitos. Um exemplo disso, foi a alteração das check list utilizadas pelos inspectores: os pontos das listas foram divididos em grupos, e estes ordenados segundo a sequência de inspecção. Esta melhoria teve como objectivo a redução do tempo de inspecção.
Durante a realização do trabalho usou-se a metodologia 8D na resolução de problemas pontuais. Foi proposto para as “portas finais da qualidade” a adopção da metodologia AMFE, de modo a implementar acções preventivas que eliminem a curto e longo prazo os problemas detectados. Foi ainda realizado um breve estudo para melhoria de um sistema de teste – “teste de água”. Este teste é de grande importância na inspecção final, sendo que o veículo não é aprovado para entrega ao cliente sem a realização deste.
O brainstorming foi no decorrer deste trabalho uma das técnicas recorrentemente utilizadas, fundamental no desenvolvimento e compreensão de todo processo. As reuniões realizadas com diferentes colaboradores de

Relacionados