sfewfffffsef

1233 palavras 5 páginas
Lista 4 - Química Orgânica – Caio Cesar Cruz
Tema: Tintas e Vernizes
1) Escreva resumidamente a história das tintas; dos homens da caverna à atual situação industrial. Qual era a função das tintas para o homem primitivo?
R: O homem das cavernas utilizava tinta para decoração do corpo, os pigmentos vinham da terra e dos vegetais, as resinas eram obtidas de plantas e animais. O óleo de linhaça foi usado pela primeira vez por volta de 1100 a.C. Depois as pessoas queriam proteger construções e mobílias contra intempéries, o que fez aumentar a procura pelas tintas, Durante os séculos XV à XVIII, os exploradores levaram para a Europa, resinas novas dos trópicos, mais fluidas e brilhantes, Por volta de 1900 foram inventadas as primeiras resinas sintéticas, reduzindo a dependência da natureza, Nas tintas modernas, utilizamos as resinas e pigmentos sintéticos, além dos naturais, Nos últimos anos iniciou-se o desenvolvimento de matérias primas utilizando nanotecnologia, voltadas principalmente aos pigmentos
2) Quais eram as principais matérias-primas utilizadas pelos homens pré-históricos? Cite as fontes de obtenção.
R:Os pigmentos vinham da terra e dos vegetais, as resinas eram obtidas de plantas e animais O óleo de linhaça.
3) Qual principal função e importância das tintas na atual sociedade?

R: Produto formulado a partir de um conjunto de quatro tipos de matérias primas; resinas, pigmentos, aditivos e solventes, que tem a função de proteger uma peça, utensílio, imóvel ou móvel aplicado contra a ação do intemperismo, umidade, calor, raios ultravioleta, oxidação, etc., aumentando a vida útil dos bens além de fornecer maior condição de limpeza, higiene, manutenção, manuseio, estética, beleza, valor comercial agregado e status ao seu usuário. Principal uso em : Aplicação Arquitetônica, Pintura Automotiva ,Original Repintura ,Automotiva Pintura de Manutenção Industrial ,Pintura de Máquinas em geral ,Pintura de Móveis, Pintura de Superfícies ferrosas, Pintura Naval.

Relacionados