sfafsf

810 palavras 4 páginas
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CURSO: Publicidade e Propaganda
Disciplina:
Estudos de Comunicação de Massa
Período Letivo:
2° sem/2011
Série:
2ª Série
Período:
Não definido
Semestre de Ingresso:

Ano de Ingresso:
2013
C.H. Teórica:
60
C.H. Outras:
20
C.H. Total:
80

Ementa
O campo científico da comunicação. Processos de comunicação e seu inter-relacionamento. As diversas correntes teóricas e as transformações históricas. Indústria cultural. Comunicação massiva e segmentada. Comunicação contemporânea.

Objetivos
Que o aluno desenvolva conhecimento quanto as noções básicas da disciplina para entender os processos de comunicação da sociedade globalizada; assimilar vários conceitos básicos que vão ajudá-lo a entender outras disciplinas e também facilitarão sua entrada no mercado de trabalho, na área de comunicação.

Conteúdo Programático
O campo científico da comunicação. - Evolução da pesquisa sobre as comunicações de massa Processos de comunicação e seu inter-relacionamento - Contextos e paradigmas na pesquisa sobre os meios de comunicação de massa As diversas correntes teóricas e as transformações históricas. - Panorama das teorias americanas. Teoria hipodérmica. Abordagem empírico-experimental. Abordagem empírica de campo. - A corrente funcionalista e suas aplicações práticas. Indústria Cultural. - Escola de Frankfurt e o surgimento da teoria crítica. Contextualização da teoria critica. - Conceito de Industria cultural. Reinterpretação das críticas de Adorno à industria cultural. Comunicação Massiva e segmentada. - Paradigma culturológico. Análises de significações da comunicação massiva - O modelo teórico dos estudos culturais e os estudos sobre o receptor. - Aplicações do modelo teórico dos estudos culturais na América latina - Modelo da teoria da informação. Modelo semiótico-informativo, modelo semiótico textual. Comunicação contemporânea. Novas tendências da pesquisa: meios de comunicação de massa e construção da

Relacionados