Sexualidade na terceira idade

Páginas: 14 (3476 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
Introdução
O presente trabalho teve a finalidade de entrelaçar dois temas muito importantes atualmente, a “velhice”, e a “sexualidade”. As abordagens direcionadas a terceira idade estão ganhando maior relevância visto que o crescimento populacional desta faixa etária no Brasil é o que tem maior destaque, fazendo com que o processo de envelhecimento seja considerado um fenômeno mundial. Segundoestimativas do censo, o número de centenários, pessoas com mais de 100 anos, quase dobrou durante a década de 1990, para mais de 70 mil. Se essa taxa de crescimento continuar, poderão existir quase 850 mil centenários em meados do século XXI (KRACH e VELKOFF, 1999).
A organização mundial da Saúde define como idosas pessoas após os 60 anos, em países em desenvolvimento como o Brasil. Porém avelhice não tem idade definida para se iniciar, é fruto de uma relação entre cada pessoa e sua qualidade de vida. O envelhecimento é o processo em que ocorrem alterações graduais e irreversíveis na estrutura e funcionamento de um organismo como resultado da passagem do tempo. O envelhecimento da população provém de taxas de natalidade e imigração elevadas durante o início do século XX, avanço datecnologia e da medicina em áreas como geriatria e gerontologia, além de fatores pessoais, como estilos de vida saudáveis no decorrer dos anos até chegar à terceira idade. Acima de qualquer tecnologia, medicina e diversas formas de prolongar a vida, o processo de envelhecimento é inevitável, e não significa enfraquecer, ser inútil ou assexuado.
Mesmo com esse processo ocorrendo cada vez mais, ainda hámuita falta de informação sobre a velhice, seu desenvolvimento e funcionamento, principalmente no âmbito da sexualidade, gerando preconceito e estagnação das atividades sexuais por parte dos idosos. Segundo (FALCÃO, 2007), quando se junta “idoso” e “sexualidade”, a ideia que se tem é a de que as duas coisas são incompatíveis, já que na sociedade a pessoa do idoso é rejeitada por sua nãoprodutividade segundo a ótica dominante, tornando-o, consequentemente, um ser assexuado. Sendo assim, torna-se clara a importância de falar sobre a sexualidade nesta fase da vida. Para compreender a sexualidade do idoso é preciso levar em conta que esse comportamento é definido por vários princípios, como cultura, religião e educação. O primeiro ponto a ser tratado, é que na geração em que a maioria daspessoas idosas de hoje nasceram, e passaram grande parte de sua vida, o sexo tinha apenas função reprodutora, sendo considerado errado, pecado, vulgar, entre outros adjetivos negativos. Em uma entrevista relatada no livro “vovô e vovó ainda transam?”, (FALCÃO, 1997) podemos ver declarações como:
“Sexo é algo vergonhoso, não gostei e não gosto.” - sexo feminino, 74 anos.
“Sexo é só para ter filhos,no mais é só safadeza do homem.”- sexo feminino, 65 anos.
“Homem não respeita mulher, nem mulher ao homem. Não gosto de sexo, sempre foi assim. Só faz sofrer. Mulher velha procurar sexo é vergonhoso.”- sexo feminino, 68 anos.
“Sexo é uma necessidade, só orgânico.”- sexo masculino, 73 anos.
Pensamentos como esses são frutos de uma geração de muito machismo e preconceito, em que a mulher erausada para servir a cama e a mesa, e para dar filhos ao marido. O grande problema é que os idosos foram criados nesta ideologia, e agora estão convivendo com uma geração completamente diferente, liberal em todos os sentidos, que encara a sexualidade de uma forma natural, espontânea, e até saudável. Este choque de pensamentos é o maior criador de tabus dentro da sociedade, o que torna o sexo umassunto delicado, quase proibido, e o sexo na terceira idade então, um desrespeito.
A verdade é que do ponto de vista de uma análise psico-sócio-cultural, o sexo não é apenas uma necessidade orgânica, como um dos entrevistados falou. É um envolvimento de laços afetivos importantes e saudáveis para vida do individuo. Somente pessoas que expressaram sua sexualidade de forma positiva, são capazes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade na terceira idade
  • Sexualidade e aids na terceira idade
  • Sexualidade na terceira idade
  • Sexualidade na terceira idade
  • SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
  • Sexualidade na tERCEIRA iDADE
  • Sexualidade na Terceira Idade
  • Sexualidade Na Terceira Idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!