Sexualidade na educação infantil

Páginas: 10 (2397 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
Sexualidade na educação infantil
Ana Sabrina Alves GonçalvesI
Luana Lopes Borges AndradeII

IDiscente do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia
IIDiscente do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia

RESUMO
O presente trabalho buscou a reflexão sobre como a sexualidade vem sendo tratada e abordada pelas docentes daeducação infantil em sala de aula. Buscamos analisar a maneira como as educadoras agem diante desta temática, e se receberam a formação profissional necessária para abordar a sexualidade na educação infantil. Para a obtenção dos dados foi aplicada uma entrevista, as quais foram realizadas com vinte educadoras, sendo dez delas professoras de escolas públicas e dez de privadas, sendo todas localizadas emdiferentes regiões da cidade de salvador. De acordo com os relatos obtidos percebeu-se que a sexualidade faz parte do cotidiano da sala de aula e que muitas vezes o professor não sabe como agir diante do ato ou atitude da criança, aguindo muitas vezes de modo preconceituoso. Porém, há a preocupação de algumas dessas profissionais em esclarecer e orientar as crianças da maneira correta, buscandocursos de formação, pesquisando sobre o assunto. Tendo um melhor desempenho em sala de aula ao abordar sobre a sexualidade as educadoras que se especializaram ou que fizaram algum tipo de formação na área, essa facilidade em debater com os alunos sobre sexualidade é refletida nas próprias crianças, que por sua vez, vão ao longo do tempo desconstruindo pensamentos e atitudes preconceituosas existentesem nossa sociedade.

Palavras-chave: Sexualidade; Educação Infantil; Prática pedagógica; Formação de
professores.
1
INTRODUÇÃO

Com as mudanças que vem ocorrendo na sociedade, a sexualidade é um tema que vem sendo cada dia mais abordado principalmente no espaço escolar. Neste artigo buscamos respostas para as dificuldades enfrentadas pelos professores em tratar a sexualidade nas escolasparticulares.
“Os educadores reconheceram que a educação sexual deve ser um processo contínuo ao longo da vida, e que a criança deve começar a recebê-la na escola o quanto antes [...]. (Eles percebem como objetivo da educação sexual, “aumentar informações”, “ajudar a descontrair”...) “quebrar tabus”, lidar melhor com a sexualidade na experiência própria e com os outros.” (GUIMARÃES, 1995 p.79)

Apartir desta consideração apresentada por Guimarães, nos questionamos se os docentes da educação infantil, que atuam com crianças desta faixa etária estão realmente preparados para intervirem diante de situações em que seus alunos apresentem algum comportamento que manifeste a sexualidade. Estas são situações rotineiras no desenvolvimento infantil, porém, é um assunto ainda complexo para osdocentes, mas que faz parte do cotidiano da sala de aula e precisa ser encarado pelos educadores, uma vez que, a realidade que vivemos exige a consciência desde muito cedo sobre tudo o que acontece com o nosso corpo, quais as diferenças do corpo do homem e da mulher e serve para desconstruirmos tabus, mitos e preconceitos impostos pela sociedade desde o nascimento de um bebe.
Esteves (2000) fala que,a escola tem a obrigação de preparar os professores principalmente de educação infantil, para uma melhor postura diante da situação que envolva a sexualidade, assim, esclarece as dúvidas sem causar a erotização precoce. Tornando assim, esta pesquisa de extrema importância para o desenvolvimento e amadurecimento de muitos profissionais da área, tendo em vista que, a sexualidade e as dúvidas que sãogeradas na cabeça das crianças são frequentes em sala de aula, e quando a criança não tem respostas para suas dúvidas, ela pode buscar outros meios de aprender, ou se reprimir, podendo assim, gerar conflitos em seu interior que reflitam na sua vida social e estudantil.
Buscando compreender melhor como os educadores lidam com a sexualidade, foi realizada uma pesquisa com vinte docentes da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil
  • sexualidade na educação infantil
  • Gênero e sexualidade na educação infantil.
  • Sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil
  • SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!