Sexualidade Infantil de Freud

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
As conclusões de Freud á respeito da sexualidade infantil provocaram muito espanto na sociedade do século XIX, pois nesse período a criança era tida como símbolo de pureza e até mesmo um serassexuado. Todo esse espanto causado na época foi porque para todos a sexualidade era desenvolvida juntamente com a puberdade, pois era nessa fase que ocorriam mudanças nos corpos como crescimento de pêlos,menstruação, engrossamento da voz e um interesse sexual pelo genital. Mas Freud prova que a sexualidade pode ser reconhecida como um instinto que as pessoas nascem expressando de formas distintas deacordo com as fases do desenvolvimento.
Ele sintetizou em 4 fases o desenvolvimento sexual da criança até a adolescência, são elas: fase oral, fase anal, fase fálica e a fase de latência.
A fase oralocorre no período de 0 a 1 ano e a parte do corpo com maior prazer na criança é a boca, que é o contato dela com o mundo. É por isso que o bebê tende a levar tudo o que pega à boca. O principalobjeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação. 

Fase anal ocorre de 2 a 4 anos, período que a criança descobre que pode controlar as fezes que sai de seuinterior. É aí que a criança começa a ter noção de higiene. A zona de maior satisfação é a região do ânus. Também é conhecida como fase de birras. 

Fase fálica de 4 a 6 anos - a atenção da criança vaipara a região genital. De início a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis, mas quando percebem as diferenças entre os sexos, as crianças criam as chamadas “teoriassexuais infantis”, imaginando que as meninas não tem pênis porque foi arrancado. Surge então o complexo de Édipo, em que o menino apresenta atração pela mãe e se rivaliza com o pai, e na menina ocorre oinverso. 

Fase de latência de 6 a 11 anos. Este período caracteriza-se pelo deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Freud e a Sexualidade Infantil
  • Freud e a sexualidade infantil
  • Freud e a sexualidade infantil
  • Repressão e Sexualidade Infantil em Freud
  • freud sexualidade
  • Freud e a Sexualidade
  • Freud e sexualidade
  • Sexualidade infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!