Sexualidade feminina

Páginas: 3 (600 palavras) Publicado: 12 de janeiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Componente Curricular: Introdução à Psicologia

Sexualidade Feminina
O desenvolvimento da sexualidade, segundo a psicanálise, não ocorre da mesma forma para meninose meninas. No homem não ocorre uma troca no objeto de amor, o menino desejará a mãe desde o nascimento até a interrupção do Complexo de Édipo, já com a mulher essa troca ocorre, no decorrer de seudesenvolvimento ela passará a ver sua mãe, que foi seu primeiro objeto de desejo, como rival, e sua libido será deslocada para a figura paterna.
Entretanto, o momento pré-edipiano, no qual a menina fazda mãe o seu objeto é extremamente importante para a definição da sua sexualidade, é o mesmo que dizer que os primeiros cuidados da mãe com a menina que introduzem a sexualidade infantil. Mas comoencontrar o caminho para o pai? Como e quando e porque a menina se desliga da mãe?
Durante a fase pré-edipiana, o pai de uma menina não é para ela muito mais do que um rival causador de problemas, comojá foi dito, faz da mãe seu objeto de amor e de desejo e possui a crença de que não há diferença anatômica entre sexos, e tanto homens quanto mulheres possuem o órgão sexual masculino. Ao longo dodesenvolvimento da criança, há um momento em que a menina percebe a existência do pênis nos meninos e se dá conta de que não o possui, a reação da menina é imediata; ela fica decepcionada e culpa a mãe."Ao final desta primeira fase de ligação com a mãe, emerge outro motivo mais forte para a menina se afastar dela, a censura por a mãe não lhe ter dado um pênis, isto é, de tê-la trazido ao mundo comomulher" (Freud, 1931).
No momento em que a menina conclui que a mãe também não possui o pênis, há o afastamento entre elas, é o efeito do complexo de castração sobre a criatura que não tem pênis. Apartir do momento em que a menina passa a assumir o homem como detentor do falo e consequentemente a superioridade do mesmo, ela se volta para o pai na esperança de que ele lhe dê o falo tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexualidade Feminina
  • sexualidade feminina
  • Sexualidade feminina para Freud
  • A sexualidade feminina nas cantigas trovadorescas
  • Sexualidade infantil feminina
  • Sexualidade feminina nas redes sociais
  • SEXUALIDADE FEMININA VISÃO PSICANALISTA
  • Introdução tcc sexualidade feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!