sexoxgenero

291 palavras 2 páginas
SEXO X GÊNERO
Nas últimas décadas, muita coisa já mudou; no entanto, embora até o aspecto legal já tenha sido alterado, a realidade ainda apresenta muitas discriminações ligadas ao gênero. Ecidadania também se reflete no relacionamento familiar, nas relações de poder da vida a dois, nos aspectos afetivos.
Igualdade entre Mulheres e Homens, ou Igualdade de Gênero, significa igualdade dedireitos e liberdades para a igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade, político, econômico, laboral, pessoal efamiliar.
Mercado de trabalho: EVOLUÇÃO DA MULHER
Fatores tecnológicos: Revolução industrial escassez de mão de obra de homens devido à guerra além da redução de custos com salários mais baixos paramulheres.
Econômico: acesso a novos produtos abrangência de novos consumidores (incluindo mulheres)
Culturais: luta por direitos e condições iguais, movimentos feministas.
Históricos:
1932 –adquiriram o direito de voto com autorização dos maridos, as viúvas e solteiras com renda própria
1946 – Voto sem restrições
1960 – Universidades não tinham banheiro
1978 – 1º congresso metalúrgico emSão Bernardo do Campo/SP

Mudanças:
Queda na taxa de fecundidade
Redução arranjo familiar
Envelhecimento população
Taxa expectativa de vida das mulheres

Família x Carreira:
Muitas mulheres alémde uma carreira a conservar e um profissionalismo e competência que precisa provar diariamente aos olhos da sociedade machista, que infelizmente ainda existe, também tem que ser uma boa esposa, boafilha, boa mãe, boa dona de casa, enfim, ela tem que se superar em tudo.
Na casa, na profissão, na família. Aliás, quem está nesses 'lugares' o tempo todo, quase ao mesmo tempo? Isso parece algoproveniente do divino, do mágico.
Muitas vezes, nós mulheres, nos perguntamos: Como administrar tudo em apenas 24 horas? Como fazer tudo correr bem? Como manter o controle? Como deixar

Relacionados