Sexo

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Métodos de partida de Motores de Indução Trifásicos
Carolina Moreira de Lima Ribeiro
Relatório II

Resumo – este trabalho apresenta definições e conceitos sobre três tipos de métodos de partida de motores de indução trifásica, partida direta, configuração estrela-delta e resistência externa. Resultados desses testes feito em laboratório são apresentados, além de simulações no MATLAB. Ocomportamento sobre cada tipo de partida também é analisado.
I. Introdução
A partida de motores assíncronos resulta em maiores correntes de partida, incrementadas com elevada porcentagem de correntes reativas, superando valores de seis vezes a corrente nominal. Devido essas altas correntes de partida são recomendadas ligações escalonadas dos motes elétricos, iniciando pelos de maiores potência.Os motores elétricos são construídos obedecendo às normas que os padronizam conforme características estabelecidas em normas nacionais (NBR7094) e internacionais. É comum encontrar motores com correntes de partida igual a sete ou oito vezes a corrente nominal. Porém, os motores encontrados no mercado apresentam correntes de partida entre cinco e sete vezes da corrente nominal.
II. Acionamento deMotores
A seleção do motor para uma determinada aplicação determina o seu custo inicial e também o seu custo de operação. O emprego de um motor de potência insuficiente pode acarretar um funcionamento inadequado do sistema a ele acoplado resultando numa baixa produtividade.
Por outro lado, um motor de potência acima da necessária, além de um custo inicial maior, resultará num baixorendimento, baixo fator de potência e vida útil reduzida. Todas estas conseqüências são indesejáveis do ponto de vista econômico e técnico. Sendo o motor de indução o mais empregado na atualidade, as principais características são apresentadas e discutidas na seqüência.
  Os motores elétricos, ao serem ligados, instantaneamente, permitem que um grande fluxo de corrente elétrica circule através dos seusenrolamentos. Isso ocorre porque, estando parado, não há força contra-eletromotriz que se oponha ao fluxo de corrente. Ao iniciar as primeiras revoluções, com o surgimento da força contra-eletromotriz, o fluxo de corrente diminui e se estabiliza no seu valor nominal. O valor máximo instantâneo da corrente solicitada durante a partida varia em função do tipo de construção do motor e proporcionalmentea sua potência.

A. Partida Direta
A partida direta é o método de partida mais simples para acionamento de motores devido a sua conexão diretamente a rede fornecendo elevado conjugado de partida. Este deve ser utilizado quando a carga a ser movimentada não necessita de acionamento lento e progressivo. Além disso, esse método de partida deve observar se corrente nominal da rede é tão elevadaque a corrente de partida não seja relevante ou a potência do motor não seja superior ao máximo permitido pela concessionária local, normalmente 5 CV, quando a alimentação é de baixa tensão observando a queda de tensão de 10%.
A desvantagem desse tipo de partida se deve a uma acentuada queda de tensão na rede de alimentação.

B. Partida Estrela-Delta
Consiste na alimentação do motor comtensão reduzida nas bobinas durante a partida. Na partida os enrolamentos do motor são ligados em Y(tensão 58% da nominal) e quando a velocidade de operação é praticamente atingida, a conexão é mudada para ∆ (plena tensão). Todavia o conjugado de partida, que depende do quadrado da tensão, é também reduzido para um terço do conjugado normal (plena tensão).
A vantagem desse tipo de conexão é que acorrente de partida é reduzida a 1/3 da nominal, redução de 33% e tem baixa queda de tensão na partida. Como desvantagens o motor deve ter pelo menos seis terminais acessíveis e a tensão da rede deve coincidir com a tensão da ligação ∆. Recomenda-se partir sem carga. Se motor não atingir pelo menos 90% da velocidade nominal na comutação para ∆ o pico de corrente é quase o mesmo da partida.

C....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sexo
  • Sexo
  • sEXO
  • Sexo
  • Sexo
  • Sexo
  • SEXO
  • Sexo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!