Sexo e drogas

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2015
Pão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Pão (desambiguação).

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
—Encontrefontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Pão tradicional português
Pão é um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando umamassa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada),frutas secas ou frutas cristalizadas, etc.
Existem dois tiposbásicos de pão:
1. O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
2. O pão ázimo, não fermentado, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes; estes podem ser cozidos no forno ou assados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.
Índice
  [esconder] 1 Etimologia
2 História do pão
2.1 Surgimento do pão
2.2 A fermentação
2.3 O Pão no Antigo Egito
2.4 Em Israel
2.5 Na Antiguidade Clássica
2.6 Na Idade Média
2.7 Na Idade Moderna
2.8 A industrialização do pão
3 Como fazer pão
4 Tipos de pão
4.1 Pão integral
5 Consumo de pão
6 Ver também
7 Referências
Etimologia[editar | editar código-fonte]
"Pão" origina-se do latim pane[1] .
História dopão[editar | editar código-fonte]

Amassar o pão manualmente
O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos.[2]
Surgimento do pão[editar | editar código-fonte]
Segundo os historiadores, o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que aprincípio o trigo fosse apenas mastigado.[carece de fontes]
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande) ounozes. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de sefazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.[carece de fontes]
A fermentação[editar | editar código-fonte]
A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto, onde, há cerca de 6 000 anos atrás, seria descoberta a fermentação.
O ar contém uma quantidade enormede microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura (Saccharomyces cerevisiae), que encontram nasmassas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se emanidrido carbónico (CO2) e álcool. As bolhas do gás carbónico não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa.Durante a cozedura, ácido carbónico e álcool conseguem escapar, mas o seu efeito fica, na porosidade, sabor e aroma do pão.
O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre quatro a oito horas,mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtém-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou "massa velha".
O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal, ainda se produz muito "pão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sexo, amor e drogas
  • Sexo, drogas e rock 'n' roll
  • Resenha reportagem: sexo drogas e prostituoção
  • Sexo, drogas e rock and roll
  • resumo cap 18 sexo economia e drogas
  • Sexo
  • sexo
  • Sexo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!