seviso social

575 palavras 3 páginas
Um nobre que preocupou em contar a historia de um pais através de sua arte
Depois de oito anos de ocupação da coroa portuguesa no Brasil, encontra-se em plena formação e precisava de cultura e de pessoas capaz de ensinar arte,este também foi um dos principais motivos da convocação dos artistas ao Brasil. Dom João estimulou culturamente o Brasil e começou a criar grandes obras:impressa real,academia real militar,o teatro real,academia real de belas artes,o jardim botânico,a biblioteca real,entre os artistas competente naquilo que pretendia revelar por meio da arte.
A chegada da Debret ao Brasil em 1816 coincidiu com a morte da estão rainha de Portugal D.Maria .O pintor francês estava incumbido,de retratar o funeral da rainha.
Por meio de sua obra Debret procurou demonstrar,com minuciosos detalhes e cuidados,a formação do Brasil,especialmente no sentido cultural do povo e também enfatiza o diferentes momentos da marcha da civilização no Brasil,os indígenas e sua relações com o homem branco,as atividade econômicas e a presença marcante ma Mao de obra escrava e,por fim,as instituições políticas e religiosas. Algumas obras de Jean-Baptiste Debret

Uma senhora brasileira em seu lar, J. B. Debret

Debret retrata nessa tela um ambiente domestico onde s vê uma senhora brasileira e sei filho cercados de escravos e ocupados com trabalhos manuais,se sempre tinha um escravo que estava servido-os.

Caçador de escravos Os indígenas eram surpreendidos nas matas pelos colonos e aprisionados.a caça aos índios inicialmente era feita pelos paulistas com a intenção de abasteça as lavoras de subsidências ,já que o negro africano era muito caro,os índios eram destinados a complementar as necessidades da mão-de-obra escrava nos engenhos nordestinos,eles exercia esses trabalhos contra sua vontade e sub ameaça constantes.

Relacionados

  • Plantas
    107531 palavras | 431 páginas