seviço social

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA - UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL

ANDRÉIA DE JESUS SARAIVA – 349356
CECÍLIA OLIVEIRA DA SILVA – 389039
GISLANE FERREIRA VALADARES - 391952
PRAXEDIA BARROS DE SOUSA - 376695
SANDRA SILVESTRE PESSOA – 364515

REFLEXOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS
TUTORA A DISTANCIA: VILMA SIQUEIRA SANDIM








SOBRADINHO/DF
04/2013
INTRODUÇÃONeste será visto, as conseqüências dos desequilíbrios sociais, advindos da ordem econômico-cultural de uma sociedade de classes. Onde os valores são medidos pelo o que se tem ou que se faz. Contexto em que a identidade humana é ignorada e desprezada de uma forma tão cruel, que os afetados por este cenário, muitas vezes, ficam marcados por traumas psicológicos.
Este panorama de humilhação social,invisibilidade pública, desperta nos indivíduos vítimas destes casos um sentimento de inferioridade, de tal modo, que já não acreditam e nem se interessam em reverter a situação. Acostumam-se com a realidade e se adaptam a ela a seu modo, que no geral é ignorando a situação. Se neutralizando no contexto.
As pessoas atingidas por esta realidade atuam de forma mecanizada. Utilizam sua força detrabalho, para adquirir meio de sobrevivência. E essa é exatamente a forma como são reconhecidos - meros instrumentos de trabalho - tanto para aqueles que os lideram, como para quem é beneficiado por suas atividades.
E é nessa perspectiva que estes indivíduos se restringem. Vivendo às margens de uma sociedade opressora, cega e indiferente uns com os outros.









HUMILHAÇÃO SOCIAL

Ahumilhação social é uma ocorrência comum na sociedade. Abala a vida de muitos seres humanos e é um fato bastante recorrente na atualidade. É decorrente, principalmente, da ordem econômica, contexto de transformações evidenciadas nas obras de Marx. Neste panorama os valores são medidos pelo status patrimônio-cultural das pessoas. E a referida condição social é despertada pelo preconceito entreindivíduos, que quando entendem estar numa situação superior em qualquer perspectiva, oprime e ao mesmo tempo subestima o valor do outro. Fato que muitas vezes implica em transtornos na vida do humilhado. Aspecto expresso nas teorias de Freud.
É muito comum ver casos de humilhação social em que de tanto o indivíduo ser maltratado, ele se acostuma com a situação e acaba por dispensar a garantia de seusdireitos. Exerce suas atividades de modo mecanizado, ou seja, apenas cumprindo a comandos ditados por outros. Conjuntura evidente na maioria dos ambientes profissionais. Ressaltando que, quando ocorre qualquer falha na execução dessas obrigações, são repreendidos e menosprezados sem nenhuma ponderação.
A precariedade de recursos é a vilã desta situação. Porque não é impossível, mas é muito difícilo cidadão se inserir numa sociedade capitalista, sem dispor de recursos para tal. Visto que nesta, tudo tem valor comercial e só pode ser adquirido pela troca, seja por força de trabalho ou por moeda. Diante disso é que muitos se submetem a condições de tamanho desrespeito. Deixando seus valores para segundo plano e aceitando ser denegridos e rebaixados nas suas atividades e expressões.
Oresultado destes casos é o abalo, que eles causam na subjetividade do ser humano, o qual acaba sentindo-se desvalorizado e consequentemente, inferiorizado. Proveniente disso surge os desequilíbrios emocionais que, às vezes, os leva a circunstâncias extremas. E o que pode ser observado é que os mais resistentes se neutralizam no contexto e se apegam a forças superiores – Deus - acreditando no seu poderinfalível. Sendo esse um modo utilizado por eles, para se manter firme na luta. Lembrando que, como não dispõe de muitas opções de recursos, sua principal rogação é por saúde, atributo mais prezado por essa classe trabalhadora, que usa sua força de trabalho como moeda de troca, para sobreviver.
Assim, é preciso olhar estes casos com mais atenção e desse modo buscar alternativas, para mudar este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seviço social
  • Seviço social
  • Seviço social
  • seviço social
  • organizacao social-sevico social
  • Seviço social no atendimento a criança
  • Relatorio de estagio seviço social
  • Surgimento do Seviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!