Seviço social no atendimento a criança

Páginas: 10 (2349 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ANDREZA DE MELO SILVA LUIZ















as possibilidades de intervenção do assistente social no atendimento a criança e adolescente
















Cabo de Santo Agostinho
2012
andreza de melo silva luiz

















as possibilidades de intervenção do assistentesocial no atendimento a criança e adolescente









Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Sociais II, Direito e Legislação Social, Planejamento Social e Trabalho Profissional I .


Prof. Rodrigo Eduardo Zambon, Jossan Batistute, Edna Braun,Clarice da Luz Kernkamp e Rosane Malvezzi.








Cabo de Santo Agostinho

2012




SUMÁRIO


1. CAPA-----------------------------------------------------------------------01
2. FOLHA DE ROSTO-----------------------------------------------------02
3. SUMÁRIO-----------------------------------------------------------------03
4.INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------04
5. DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------05
6. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS---------------------------------12























INTRODUÇÃO






O presente trabalho buscamostrar como o assistente social intervem no atendimento a crianças e ao adolescentes. Será mostrada, a importância do planejamento social, dos direitos e legislações sociais o trabalho profissional e as políticas sociais. no texto sera abordado o modo de organização e a abrangência da atuação do profissional que tem por caracteristicas a luta pelos direitos dos cidadãos, incluindo as crianças eadolescentes, que convivem em uma sociedade capitalista. Destaca-se a importância da constante busca pelo conhecimento sobre as leis e políticas públicas e sociais direcionadas a esta parte da população que vem sofrendo com os diversos tipos de violência, com o descaso da sociedade, com a exploração e com o abandono muitas vezes da própria família.
sintetizara a atuaçãoprofissional frente a questão que envolve problemas sociais presente na atualidade. Muitas crianças e adolescentes são vitimas, muitas vezes, por quem deveria dar proteção, amparo e segurança. Vamos observar a importância da ação profissional e perceber que novas necessidades e novas carências estão sempre surgindo, e novas formas de solucioná-las devem ser sempre buscadas.INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




.
Na atualidade verifica-se que há muito destaque quanto aos direitos das crianças e adolescentes. Um dos grandes ganhos foi o ECA ,Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069 de 13 de julho de 1990. O ECA é muito abrangente e prioriza o bem estar de crianças eadolescentes, como explicita no seu art. 1º “lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente”. Apesar de constar no Estatuto da Criança e do Adolescente a proibição do trabalho infantil de menores, salvo na condição de aprendiz, a realidade em nosso país demonstra muitas situações de total desrespeito. A problemática da criança e do adolescente é antigo e que desperta atençãoespecial por se tratar de uma camada população que necessita de apoio frequente pois são individuos em formação, e desenvolvimento mental e físico que estão em alto grau de vulnerabilidade, que ainda não possuem grau suficiente de discernimento, sobre si e o mundo a sua volta.
Uma das expressões da questão social, que se desenvolveu desde a Revolução Industrial e com o sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!