Sevcenko Nicolau Literatura Como Missao Romulo Paura 1

2029 palavras 9 páginas
Departamento de História
PET-História
Projeto Resenha
Tutor: Prof. Dra. Eunícia Fernandes
2008.2

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: Tensões sociais e criação cultural na
Primeira República. 2° edição. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Rômulo Rafael Ribeiro Paura1

Segundo Nicolau Sevcenko, literatura e história são dois gêneros literários, duas formas discursivas que se diferenciam na forma pela qual tratam as estruturas sociais. A primeira fornece uma expectativa do vir a ser, enquanto que a segunda se preocupa com o ser dessas estruturas.
Portanto, o historiador ocupa-se com a realidade enquanto que o literato com a possibilidade.Para ele a literatura moderna é onde o discurso se encontra no seu limite mais extremo, onde se expõe por inteiro, gerando dúvida e perplexidade. É o meio pelo qual se expressam os socialmente mal ajustados. Por esse motivo, que ela é fonte de estudo das tensões existentes numa determinada estrutura social. Levando-se em conta que todo escritor escreve num determinado tempo e espaço, seus temas, motivos, valores, normas e revoltas se tornam frutos de seu tempo. Logo, a literatura serve à história como um documento, não na análise dos episódios históricos que narra, mas como uma instancia complexa que incorpora diversos tipos de significação social.
Essas reflexões são importantes para nortear o trabalho dos historiadores que pretendem utilizar a literatura como documento para, a partir do vir a ser dela, conseguir encontrar os elementos que compõe o ser das sociedades de outrora. Nicolau Sevcenko elaborou tais reflexões em seu livro, Literatura como Missão: Tensões sociais e criação cultural na Primeira República, onde ele utiliza a literatura como documento para produzir uma chave interpretativa do ser da sociedade brasileira e de sua cultura no período da Primeira República.
1

aluno do 5° Período de História na PUC-Rio (2008.2), bolsista do PET-História desde setembro de 2007.

1

Essa obra é pioneira em utilizar basicamente a

Relacionados