Seumo do livro a historia das coisas

365 palavras 2 páginas
Introdução:
Estudos demonstram que a atividade física regular é um importante aliado ao combate de doenças crônicas não transmissíveis. Entretanto, devido às condições atuais que determinam o estilo de vida moderno, tornou-se essencial à prevenção dessas doenças, estabelecendo outros parâmetros de atividade física. Assim, a partir da década de 90, tem-se tentado estender à sociedade o reconhecimento sobre a importância do exercício não programado ou espontâneo na melhoria da qualidade de vida e no controle ou tratamento da obesidade e outras doenças crônicas associadas.Assim deselvolveram uma forma de mostrar as pessoas, uma maneira adequada para a prática de exercícios físicos sem exageros.Denominada Pirâmide da Atividade Física.

O que é uma Pirâmide da Atividade Física?
A pirâmide de atividade física indica assim como a pirâmide alimentar a forma como devemos nos comportar não em relação à alimentação, mas sim em relação à movimentação!
No topo da pirâmide estão as atividades mais sedentárias, que exigem pouco esforço físico…como passar horas em frente ao computador, TV, dormindo, etc.
Abaixo estão os exercícios de flexibilidade e força. Servem para manter o nosso corpo em estado de manutenção ideal, recebendo frequentemente aquela pequena dose de alongamento para nos manter relaxados, sem tensões acumuladas. Postura organizada e a força para nos manter firme para nossas atividades diárias.
Mais abaixo encontram-se os exercícios aeróbicos e as atividades de recreação, que servem para manter nosso corpo em atividade, longe do sedentarismo. Essa fase da pirâmide representa o que no passado passávamos a maior parte do tempo fazendo lá na selva: caçando, sobrevivendo, marcando nosso território!
Na base da pirâmide encontramos as atividades diárias…que podem nos parecer simples, mas demandam movimento biomecanicamente correto, organizado e exigem do nosso corpo movimentação.
Pirâmide ideal:

Fiz minha própria Pirâmide e pude

Relacionados