Setton, maria da graça jacintho. a socialização como fenômeno social total: notas introdutórias sobre a teoria de habitus

693 palavras 3 páginas
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A socialização como fenômeno social total: notas introdutórias sobre a teoria de habitus. GT Sociologia da Cultura. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 29 de maio a 01 de junho de 2007, UFPE, Recife (PE).

Habitus são práticas que você faz tendo um significado dentro do seu contexto social e que ao mesmo tempo seja reforçado pela sociedade, que esta reconheça como importante, sendo que estas práticas te diferenciem das outras pessoas. É um habitus inserido dentro de um significado, dentro de uma sociedade e que também é responsável por ela. Todos nós temos que nos esforçar para permanecer numa sociedade na medida em que todos se esforçam isso gera um habitus são valores praticados e ao mesmo tempo reforçados pelas demais pessoas desse grupo social.
O habitus do jeitinho é problemático porque ele quebra todos os laços de solidariedade.
A autora SETTON critica muito a utilização dos termos de Bourdieu reproduzindo-os de forma muito precipitada e acaba que não são fieis ao sentido proposto. Ela vai discutir se o habitus é de fato uma teoria da socialização atual. Ela vai tentar refletir a teoria da socialização sob a perspectiva da educação. Para ela a teoria do habitus é uma teoria atualizada, mas ela concorda com outras discussões. Ela também alega que temos a família, a religião, a escola e a mídia entre outros mecanismos de socialização que são concorrentes. A família não fala a mesma linguagem que a escola, a escola não fala a mesma linguagem que a mídia e a mídia não fala a mesma linguagem que a religião. E estas não falam a mesma linguagem que o Estado.
Esse é um grande problema, quando a gente lê Bourdieu parece que todos falam a mesma linguagem e isso não é fato, cada um produz e reproduz valores que às vezes são até contraditórios. É isso que é criticado na teoria do habitus, esse habitus é reconhecido e difundido por todos como um valor importante.
Como é que você vai pensar numa teoria do reconhecimento das

Relacionados

  • um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade
    8111 palavras | 33 páginas
  • Norbert Elias e Pierre Bourdieu - figuração e habitus
    4739 palavras | 19 páginas
  • Alimentaçao
    101186 palavras | 405 páginas
  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas