Setor Terciario

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014

Trabalho de Logistica e Mercado de Trabalho
Profº. Altair Fontes
“O mercado de serviços hoje é maior que o de bens, mas nem sempre foi assim. Por quê?”




Aluno: Filipe Matias Quadra
Matricula: 201307251188


Setor terciário (Segmento de Serviços)
Setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores. Ou seja é o setor econômico relacionado aos serviços 1 Os serviçossão definidos na literatura econômica convencional como "bens intangíveis". Em termos de Marketing, os serviços são, muitas vezes, utilizados como um meio de gerar valor ao produto. Tal noção, está intimamente ligada à adição de anéis (acréscimo de valor), ao que é chamado "caroço" do produto, ou seja, o produto na sua função mais básica. Um exemplo clássico, desta ideia, é o chamado serviço depós-venda. Ou seja, a assistência que é prestada ao cliente, após a venda do produto, é entendido como um serviço prestado, que valoriza o produto, pela garantia da assistência. Foi adicionado um anel, em forma de serviço, à essência de função do produto.
O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver otransporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço, como o antiparasitas ou entretenimento. Os produtos podem ser transformados no processo de prestação de um serviço, como acontece no restaurante ou em equipamentos da indústria de reparação. No entanto, o foco é sobre aspessoas interagindo com as pessoas e servindo ao consumidor, mais do que a transformação de bens físicos.
O desenvolvimento do setor terciário


Produção de serviços em 2005.
Historicamente definido como um setor residual ou improdutivo, apenas complementar aos setores industrial e agrícola, o setor de serviços passou a receber mais atenção apenas em meados do século XX.
Basicamente o setorterciário é o setor que recebe as matérias do setor secundário e os distribui para o consumidor. Atualmente o setor terciário encontra-se extremamente diversificado. As sociedades mais antigas já conheciam algumas atividades, porém, com a intensa industrialização que nos últimos dois séculos vem ocorrendo praticamente no mundo inteiro, o setor terciário diversificou-se, tornando-se mais complexo. Esseé o setor da economia que mais cresce nas últimas décadas. Os principais tipos de serviço desse setor são as indústrias de bens de servicos como os correios e os mais diversos bens públicos.
Nesse setor terciário observam-se avanços tecnológicos e mudanças estruturais muito importantes. O seu ramo moderno, como o de cadeias de restaurantes, farmácias e supermercados. Requer uma mão de obra maisqualificada para o trabalho, o que dificulta o seu desenvolvimento nas regiões mais pobres, carentes desse tipo de mão-de-obra. Tratando-se de setores com alta elasticidade-renda, por outro lado, verifica-se que o seu desenvolvimento ocorre primeiro nas regiões mais ricas.
O sector terciário, da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais,pessoais ou comunitários, a terceiros. Nesse setor há grande ocorrência de problemas, assim como a hipertrofia e a macrocefalia, que são nada mais que o crescimento desordenado, e consequente excesso de mão-de-obra. O setor terciário é, geralmente, a principal fonte de renda dos países desenvolvidos.
O setor terciário é o setor que mais contrata trabalhadores. Tanto profissionais liberais, comoadvogados e médicos, quanto profissionais informais, como os camelôs, são trabalhadores do setor terciário da economia.
As funções do setor terciário não podem ser realizadas sem o setor secundário (a atividade industrial), que fornece os produtos necessários ao comércio.
Serviços podem ser entendidos como atividades, benefícios e indenizações que podem ser oferecidos, vendidos, cedidos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Setor Terciário
  • Setor Terciário
  • Setor Terciário
  • Setor Terciario
  • Setor terciário
  • Setor Terciário e a sua evolução
  • Trabalho de Geografia- Setor terciário
  • Atuação do enfermeiro no setor terciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!