Setor primário

Páginas: 8 (1912 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
Biografia de Jules henri fayol



Trabalho apresentado a disciplina de planejamento empresaria e
empreendedorismo, Etec takashi morita extensão
ceu parelheiros sob orientação da professora: Ivone










Biografia de Jules henri fayol

índice




Introdução :
Vida:
Obra:
Criticas à Teoria Clássica:
Funções do Administrador:
Os 14Princípios de Fayol:
Referências bibliograficas:

introdução


Jules Henri Fayol nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentou-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido aessa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, ela estava em declínio e em estado pré-falimentar. Colocando suas teorias em prática, Fayol conseguiu torna-la rentável e, quando se aposentou, a empresa tinha situação financeira invejável e com um quadro dirigente de excepcional qualidade.
Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos aanalisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípiospodiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis eadaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.






VIDA

Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph,
fundador do Centro de Estudos Administrativos onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais,industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford sãoconsiderados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa,em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral(Administration Industrielle et Generale), em 1916.
Aos 77 anos, quando se aposentou, havia conseguido fazer uma empresa extremamente bem-sucedida.

OBRA

Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis eadaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.

Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si.
Disciplina: depende da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Setor Primario
  • Setor primario
  • Setor Primario
  • setor primário
  • setor primario
  • Setor primario
  • Setor primario da china
  • Analise de Conjuntura Economico do Setor Primario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!