Setor Moveleiro - imcompleto

4606 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

PESQUISA NO SETOR MOVELEIRO NAS EMPRESAS
DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Tubarão
2014

RESUMO
O presente trabalho, representa o resultado de uma pesquisa realizada com as empresas do setor moveleiro, localizadas na região sul de Santa Catarina. Primeiramente, desenvolveu-se uma revisão literária abrangendo temas relacionados ao foco da pesquisa como: empreendimento, empreendedor, inovação, competitividade e produção. Após isso, aplicou-se o questionário em 28 empresas objetivando averiguar o potencial produtivo dessas empresas, e outras informações relevantes como: participação de mercado, planejamento estratégico, projetos de expansão, informações financeiras, investimentos em Marketing, tecnologia utilizada, e inovação. Após a aplicação da pesquisa, foram desenvolvidos gráficos, e comentários visando demonstrar os resultados obtidos com a pesquisa.

Palavras-chave: Produtividade. Indústria Moveleira. Tecnologia. Mercado.

1. INTRODUÇÃO

Com a atual competitividade do mercado, somente as empresas que tomam suas decisões baseadas em informações confiáveis, é que estarão aptas a permanecer nesse mercado tão desafiador. Nesse sentido, as empresas competitivas, buscam cada vez mais o maior número de informações, indispensáveis à gestão profissionalizada.
Com tudo isso, as informações relacionadas ao mercado, produção e planejamento estratégico tornaram-se cruciais para as atuais organizações. Com esse trabalho, foi possível conhecer quais as empresas moveleiras da região sul de Santa Catarina, possuem essas informações e as utilizam para o exercício da gestão e tomada de decisão.
Em razão da importância do tema estudado, foram desenvolvidos os objetivos para a realização dessa pesquisa, conforme descrito abaixo.

1.1 OBJETIVO
Estudar o potencial produtivo das indústrias de pequeno e médio porte do setor moveleiro da região da Amurel.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Abaixo é efetuada uma

Relacionados

  • Cultura organizacional e políticas de recursos humanos
    45253 palavras | 182 páginas