Setor metal mecânico

Páginas: 14 (3481 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
Transmissão de Dados pela Rede Elétrica

1. Introdução
"Para acessar a Internet é preciso um computador com modem e uma linha telefônica."
Hoje sabemos que esta premissa não é verdadeira. Entretanto, até o fim da década de 90 era largamente utilizada por técnicos e publicações na área de informática. A utilização de modems para conexão com a Internet era a solução mais óbvia por se tratar deuma tecnologia já consolidada e também devido ao fato de que, tanto no Brasil como no resto do mundo, a base de computadores que já tinham modems instalados era razoável, principalmente devido ao advento dos BBSs (Bulletin Board System).
Precursores da grande rede, os BBSs eram pequenas redes privadas em que os "associados" se conectavam usando modem e telefone, trocavam mensagens e arquivosentre grupos restritos. Alguns desses BBSs chegavam a ser interligado entre si ou conectados a redes maiores, inclusive de países diferentes, muitos funcionavam em residências ou começaram desta forma. A interface era quase que obrigatoriamente em formato texto.
Baseado no fato de que existe um grande número de linhas telefônicas instaladas, principalmente para aqueles que fazem parte do grupo deconsumidores que utilizam microcomputadores, os modems utilizam um conceito bastante simples para comunicação: as informações digitais são transformadas em sinais analógicos que podem ser transmitidos pelo telefone. Do outro lado da linha outro modem recebe os sinais e faz o trabalho inverso.
Pudemos acompanhar nos anos 90 a evolução dos modems tradicionais que começaram a aparecer por aqui comvelocidades de 2400 bps, depois 9600, 14400, 28800, 33600 e finalmente os badalados modems de 56000 bps ou 56 kbps. Estes últimos atingiram os limites possíveis para transmissão de dados por sinais analógicos, e muitos devem se lembrar que devido à baixa qualidade das nossas linhas telefônicas essas velocidades dificilmente eram alcançadas.
Enfim, era evidente que num determinado momento haveria anecessidade de uma conexão mais rápida, confiável e barata, principalmente com o grande salto tecnológico e crescimento exponencial da Internet.
Novas tecnologias de comunicação em larga escala começaram a ser migrada para a nossa realidade, nem sempre da forma mais eficiente, mas ao menos oferecendo novas alternativas. Alguns exemplos são o ISDN e o ADSL, que utilizam a infra-estrutura instaladade telefonia (isto é, pares metálicos) mas transmitem dados de forma digital, e os Cable Modems, que aproveitam o cabeamento das TVs por assinatura, entre outros.
Podemos perceber claramente um ponto em comum, particularmente entre os exemplos citados: todos aproveitam infra-estrutura já instalada. O motivo é muito simples: a instalação de nova infra-estrutura é cara e complicada, nem sempre édesejada ou viável. Por isso, quando falamos em transmissão de dados via rede elétrica, não está falando apenas em uma alternativa, estamos falando de um meio que está presente em quase 100% do parque de microcomputadores (não portáteis) instalado em todo o mundo, afinal, sem energia elétrica não é possível ligá-los.
Não é tão simples quanto parece, mas espera-se que muito em breve possamos dizerentão, ironicamente, que para acessar a Internet você precisará apenas de "um computador e uma tomada".

2. PowerLine Communication ou PLC
Conhecida hoje como Powerline Communication ou PLC, a idéia de se transmitir informações através da rede elétrica não é nova, mas somente agora com a grande demanda por alternativas de acesso à Internet por banda larga sua viabilidade voltou a ser estudada.Graças à utilização de novas tecnologias foi possível chegar a um nível de desenvolvimento considerável, o que atraiu a atenção de grandes fabricantes.
Abaixo temos um breve histórico sobre o desenvolvimento da tecnologia.
Década de 50:
Introduzida a primeira técnica capaz de usar redes elétricas para transmissão de mensagens de controle. Chamada de "Ripple Control", esta tecnologia utilizava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A economia do setor metal mecânico na amrec
  • Inovação no setor metal-mecânico de joinville
  • WEG
  • Marketing
  • Estudo para análise e implementação de um novo método de programação e controle logístico para o melhor atendimento a uma...
  • O PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NAS MÉDIAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR METAL/MECÂNICO DE BLUMENAU-SC
  • Proposta de uma sistemática de integração dos departamentos de engenharia de métodos e processos com produção:...
  • desenvolvimento de um sistema de custo para uma empresa de ramo metal-mecanico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!