Setor calçadista

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
A História e evolução do Setor Calçadista


No Brasil, o setor iniciou suas atividades no século 19 no Rio Grande do Sul, com o surgimento e o fortalecimento de muitos curtumes implantados por imigrantes alemães e italianos que aproveitaram a grande disponibilidade de peles vacuns, oriundas inicialmente das charqueadas e, mais tarde, dos frigoríficos.
O processo de curtimento, quecomeçou de maneira rudimentar, aperfeiçoou-se graças ao aporte de tecnologia e equipamentos da Europa, permitindo após o fim da I Grande Guerra o início da exportação de couro.
A maior concentração de curtumes ocorreu na região do Vale dos Sinos (RS).
Outra região que se destacou com a atividade curtidora foi à cidade de Franca (SP) a 400 km ao norte da capital São Paulo.
O primeiroperíodo de dinamismo tecnológico na indústria (1860/1920) foi proporcionado pela introdução de avanços tecnológicos oriundos da Europa no final do século 19. Esta introdução transformou o sistema artesanal de produção em atividade fabril.
Após esse período, o setor passou por uma fase de relativa estagnação (1920/60), acompanhada da regionalização da produção e da queda na introdução de novastécnicas e aquisição de máquinas mais modernas. Até mesmo as grandes empresas da época encontraram dificuldades para se expandir e acompanhar as novidades tecnológicas existentes.
Apesar disso, foi com a I Grande Guerra que o movimento de exportação da indústria de calçados teve início, ganhando força na II Guerra Mundial, devido ao fornecimento de coturnos para os exércitos brasileiro evenezuelano.
O terceiro período do setor também foi marcado pelo dinamismo, estando relacionado ao comércio de calçados com os Estados Unidos. Esse movimento se iniciou no fim da década de 60, apoiado no cluster industrial já existente no Vale dos Sinos e em menor escala em Franca. O Vale dos Sinos se especializara em calçados femininos de couro, enquanto Franca se destacava pelos calçadosmasculinos. Nesse período, a ação coletiva das então pequenas empresas na identificação de mercados externos e os incentivos à exportação introduzidos pelo governo foram fundamentais para o bom exportador. Desde essa época, o BNDES já financiava o investimento fixo dessa indústria, cabendo destacar a atuação do BRDE na região, permitindo que os produtores respondessem às exigências dos importadores delotes maiores e atendessem às expectativas quanto ao padrão de produto.
Na década de 70, o calçado brasileiro passou a ter expressiva importância na pauta de exportações nacionais.
Ainda dentro do terceiro período, a década de 80 foi marcada pela introdução de técnicas organizacionais, tais como controle de qualidade, planejamento e controle da produção, e por técnicas produtivas(processo de produção, novas tecnologias e equipamentos informatizados).
O grande avanço tecnológico do setor verificou-se na área de máquinas para produção de calçados esportivos, sendo que na área de calçados de couro não foram verificadas alterações relevantes na década de 80.
O quarto período teve início na década de 90, quando muitas fábricas de calçados se instalaram na regiãoNordeste. De acordo com o relatório “Levantamento de Oportunidades”, intenções e decisões de investimento industrial no Brasil – 1997/2000, do MICT (1998), estavam previstos mais de US$ 500 milhões em investimentos na cadeia de produção de calçados nordestina para o período 1996/2004.
Nessa década, mudaram as condições de produção e concorrência na cadeia produtiva de calçados. As empresascalçadistas do Sul e do Sudeste foram se deslocando para o Nordeste à procura de mão-de-obra mais barata, incentivos dos governos estaduais e, em alguns casos, buscando adequar-se à produção voltada para o mercado externo, pois a pressão da concorrência obrigou o calçadista brasileiro, além de outras providências, a reduzir custos de produção e transporte. O Nordeste possui uma vantagem quando se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Setor Calçadista
  • Setor calçadista
  • Relatório economico do setor calçadista
  • ambiente economico setor calçadista
  • HISTÓRIA DO SETOR CALÇADISTA
  • Cenário setor calçadista 2010
  • Setor calçadista e a crise economica
  • trabalho sobre Produção setor calçadista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!