SETFI para Gargalo de Produção

572 palavras 3 páginas
GESTÃO DE PROJETOS - GARGALO DE PRODUÇÃO

Introdução

Diversas empresas enfrentam obstáculos quando pretendem obter a melhor eficiência possível quanto aos seus setores de produção. Diante disso, foi desenvolvido um método com o objetivo de identificar empecilhos na produção que diminuem a capacidade produtiva tornando-a inferior à demanda, e assim, diminuindo a eficiência. Este problema é comumente chamado gargalo de produção onde é utilizado um método para seu reconhecimento apresentado em cinco etapas de administração: identificar o gargalo, explorar o gargalo, submeter o ritmo de produção ao gargalo, melhorar/adequar o gargalo e por fim voltar ao primeiro passo.

Existem várias ferramentas auxiliares para a verificação e correção de problemas que gerem um gargalo de produção como Ishikawa, Pareto e SETFI, porém, para análise dos problemas abordados neste trabalho, foi utilizada a ferramenta SETFI, que prioriza certos problemas a serem corrigidos com mais urgência atribuindo graus de importância de 1 a 5 em cinco fatores, sendo eles: segurança, emergência, tendência, facilidade e investimento.

1ª etapa: identificação do gargalo.
A obra pesquisada apresentou muita lentidão para a solução dos diversos problemas encontrados. Problemas relacionados à hidráulica, elétrica, alvenaria entre outros, acabam por demorar muito para serem resolvidos, atrasando o processo seguinte para a continuação da obra.

2ª etapa: explorar o gargalo.
Foi detectado que algumas pessoas realizam mais de uma função além daquelas para as quais foram contratadas, sendo que estas não apresentam curso profissionalizante para tais cargos adicionais, treinamento provindo da empresa e ferramentas de boa qualidade.
Após a análise dos fatores complicantes para a eficiência da produção, utilizou-se a ferramenta de SETFI para a avaliação do fator mais viável, ou seja, o fator priorizado a ser corrigido (Tabela 1).

Tabela 1 – Análise por

Relacionados

  • Fundamentos da Qualidade
    5620 palavras | 23 páginas
  • Documentos
    33514 palavras | 135 páginas
  • Apostila de Gestão da Manutenção
    30987 palavras | 124 páginas