setetrr

436 palavras 2 páginas
Esse livro é um verdadeiro abraço de amizade e de solidariedade. A Rádio Nacional de Angola promove um concurso e oferece como grande prêmio uma bicicleta para a criança que escrever a melhor história. Esse é o pano de fundo para a ficção emocionante de Ondjaki, que nos remete à fantasia presente na infância – amizade, ternura, descobertas –, mas também ao reflexo nas crianças do processo político do país. Nos damos conta, entre outras tantas coisas, que a busca por algo pode ser mais valiosa que a própria conquista. E que viver boas histórias pode ser tão, ou mais emocionante, que saber inventá­las.
Ondjaki é o pseudônimo de Ndalu de Almeida, escritor luandense nascido em 1977. Em “A bicicleta que tinha bigodes”, livro publicado em 2011 (2012 no Brasil), o autor consegue em poucas páginas decodificar e revelar um universo dememórias que tem cor, gosto, som, e identidade própria.
Angola acaba de passar pelo violento processo de independência culminado em 1975. Ondjaki apresenta o cenário da Luanda de sua infância; generais e soldados em jipes transitam pelas ruas em meio atransmissões de telenovelas brasileiras, o barulho onipresente da Rádio Nacional, e racionamentos de água, comida e luz já corriqueiros.
O poeta e escritor Manuel Rui é personagem camuflado na descrição de um “Tio Rui” que retira suas estórias dodia-a-dia daquele bairro, e à noite guarda restos de palavras cintilantes dentro de uma caixa, extraindo-os de seu bigode. Restos de palavras que não são mais do que “inspiração”.
Neste trabalho serão investigados temas como: a relação entre aliteratura e as transformações políticas em África, o processo de criação literário, a guerra e o papel da criança como símbolo de esperança e fonte de inspiração para a literatura em tempos de crise. Será evidenciada a maneira como tais assuntos sãoperceptíveis e fundamentais na construção do livro “A bicicleta que tinha bigodes”, de Ondjaki, atentando ainda para os recursos narrativos utilizados e

Relacionados

  • setetrr
    325 palavras | 2 páginas